A auditoria logística mostra resultados capazes de definir o curso da sua empresa. Esse levantamento de informações comprova o sucesso de alguns procedimentos e emite sinal de alerta em relação a outros. Com conhecimento, toda a operação é impactada positivamente.
O que é auditoria logística?
A auditoria logística é uma avaliação do setor logístico da sua empresa. Ela tem como objetivo identificar os pontos de melhoria da área. Com o diagnóstico em mãos, você vai saber exatamente o que precisa ser corrigido para alcançar o sucesso em todas as etapas do processo. Tanto o transporte, quanto o armazenamento e a entrega são inspecionados a fim de gerar informações precisas sobre o negócio.
Apostar no procedimento é investir na qualidade. Afinal, o resultado aponta falhas a serem corrigidas, que demandam sua atenção e seu investimento. Em outras palavras, a auditoria subsidia decisões inteligentes e estratégias capazes de alavancar o empreendimento.
Outra vantagem proporcionada é o controle e a consequente eliminação de gastos desnecessários a partir da análise. Essa prática traça um paralelo entre as metas (como a operação deveria estar atuando) e a performance atual.
Como funciona a auditoria logística?
É possível implementar o procedimento de duas formas: auditoria externa e interna. A primeira consiste na contratação de uma empresa especializada para auditar o seu negócio e enviar os dados. A segunda envolve os próprios colaboradores exercendo o papel de auditores, desde que eles sejam treinados e não assumam a responsabilidade de inspecionar a própria área. Uma consultoria especializada poderá auxiliar na formatação do método.
Inicialmente, todo o processo logístico é mapeado, com o detalhamento de tarefas e do fluxo. Variáveis qualitativas (atentam-se à concretização do que foi planejado) e quantitativas (medidas numericamente) são observadas com o propósito de informar sobre o desempenho da empresa.
Durante a auditoria logística, são simuladas situações que mostram se o seu empreendimento será capaz de responder às demandas futuras do mercado. Dessa forma, podemos descobrir a probabilidade de o negócio continuar ativo nos próximos anos, aplicando correções, quando necessário, para que isso aconteça.
O que é auditado?
Entre os tópicos avaliados, podemos destacar a taxa de transferência de demanda, que se preocupa com a previsibilidade de atendimento da sua empresa. A capacidade de entrega entra no estudo, considerando a área do centro de distribuição e a quantidade de profissionais responsáveis, por exemplo.
Em relação à satisfação do cliente, são observados os seguintes pontos:
- taxa de atendimento do pedido;
- grau de satisfação do cliente;
- taxa de resolução dos problemas;
- acompanhamento do item;
- rastreamento;
- precisão na entrada do pedido;
- tempo e entrada do pedido.
Há também a análise de custos envolvidos no atendimento ao consumidor e a análise de utilização de recursos da empresa. O primeiro índice compreende o escalonamento dos gastos, ou seja, a aplicação que deverá tender ao equilíbrio financeiro na resposta aos pedidos, sem onerar demais a empresa no atendimento a diferentes consumidores.
Por outro lado, o indicador de recursos avalia todo o sistema envolvido no serviço, incluindo a mão de obra. Esse cálculo considera a utilização de capacidade dividida pela capacidade instalada.
Por fim, separamos mais alguns pontos comumente observados: relacionamento com fornecedores, planos de distribuição, de armazenamento e de terceirização, marketing, além das ações de produção.
A auditoria logística te ajuda a tomar decisões corretas. Ela aponta o caminho mais promissor ao seu negócio, com economia de recursos, procedimentos eficientes e clientes satisfeitos. Vale a pena apostar na prática. Falando nisso, sugerimos que conheça o nosso guia para otimização de negócios!