A armazenagem flow rack, ou de fluxo de prateleira, é muito utilizada por empresas que desejam alcançar a eficiência produtiva. Com ela, é possível viabilizar, totalmente, a operação first in first out — primeiro a entrar, primeiro a sair — (FIFO). Assim, cada material respeita uma ordem cronológica de permanência no armazém, facilitando todo o processo.
Neste artigo, vamos detalhar como o sistema funciona e apresentar os principais benefícios dele. Prepare-se para vivenciar uma verdadeira revolução na sua forma de estocar e movimentar materiais. Confira!
Ela é prática, fácil e eficiente. Vale muito a pena! O método flow rack propõe o uso de esteiras com rodízio voltadas à movimentação de materiais (geralmente em caixas). Para tanto, a força da gravidade e a mobilidade das prateleiras assumem o protagonismo. Dando vida à proposta, rodízios e roletes são empregados na parte de contato com produtos, a fim de empurrá-los em direção ao local de retirada.
As estruturas das estantes são projetadas com uma leve inclinação. A proposta é fazer com que cada item deslize até o canto oposto assim que entrar na prateleira adequada. O destino será sempre o mesmo. Portanto, o ponto de atenção será a ordem de despacho. Lembre-se que o primeiro a entrar deverá ser, também o primeiro a sair.
Forma-se uma fila contínua com as caixas armazenadas. Quando uma é despachada, a subsequente preenche, imediatamente, o seu lugar. Cabe ressaltar que a armazenagem flow rack funciona melhor em negócios cuja mercadoria não ocupe grande volume. Itens muito pesados podem comprometer o funcionamento do sistema.
O profissional de logística deve acompanhar atentamente toda a tarefa. Ele precisa definir, entre as prateleiras disponíveis, qual é o espaço indicado a cada material, além de solicitar a reposição do estoque sempre que necessário.
Separamos, a seguir, as principais razões pelas quais você deve implementar a armazenagem flow rack agora mesmo em seu estoque. Caso não tenha ficado convencido(a) só com a descrição do processo, avalie os benefícios com atenção.
Quem trabalha com a movimentação de mercadorias, provavelmente, lida com um grande desafio. Como preservar a integridade dos produtos durante o deslocamento? A armazenagem flow rack surge como uma solução ao problema, uma vez que, praticamente, elimina o risco de quedas e colisões.
Isso é possível graças à diminuição da intervenção de empilhadeiras, de máquinas e do manuseio pelos membros da equipe. O sistema funciona automaticamente, quando um profissional deposita um item no ponto A. Então, basta retirá-lo no ponto B. Bastante simples.
Outra vantagem desse tipo de armazenagem diz respeito à fácil localização de pedidos. Os produtos são separados, embalados e automaticamente enviados ao profissional responsável pelo despacho. A cadência de expedição acontece naturalmente, com as esteiras da própria estante conduzindo os itens.
Um dos segredos do sucesso na armazenagem flow rack está na movimentação ordenada dos materiais. Afinal, o envio de produtos por meio das prateleiras acontece de acordo com a necessidade produtiva. Não há desperdício de tempo e energia, nem interrupção do fluxo ou atraso.
Hoje, falamos sobre a armazenagem flow rack. Ela é ideal para quem quer trazer mais eficiência, agilidade e segurança à produção. Esperamos que o conteúdo tenha contribuído, no sentido de fazer você pensar em melhorias transformadoras no seu negócio. Quer continuar nesse movimento? Garanta o crescimento da sua empresa com uma logística eficiente!