Quais áreas da logística você conhece? A profissão é muito abrangente, oferecendo oportunidades diversas aos profissionais que se aventurarem por ela. Hoje, separamos algumas das possibilidades de carreira no segmento. Detalhamos o que faz o profissional que escolhe cada uma, mostrando os desafios da rotina. Ao final do texto, certamente, você saberá qual das opções tem mais a ver com você. Boa leitura!
O profissional da logística dedicado à embalagem e ao armazenamento de produtos é responsável por otimizar o espaço de armazenagem na empresa, aplicando medidas que tornem o ambiente funcional. Ele colocará em prática os modelos de disposição de itens de acordo com a demanda do mercado, o peso e a dimensão dos artigos, entre outras condições.
Mais uma das atribuições de quem atua nessa área consiste na definição de embalagens que preservem a integridade de tudo o que é produzido. É preciso pensar na qualidade das mercadorias para que elas resistam à armazenagem, ao transporte e à distribuição até o cliente final. Deve-se considerar as variações climáticas do local em que o produto foi produzido e também o que ele será consumido — exemplo: sai da região Sul indo para a Norte —, uma vez que isso representa grande interferência.
Aqui, o profissional define como será feito o transporte, contrata a transportadora responsável, em caso de terceirização, planeja rotas, acerta os processos de carga e descarga e cuida da documentação necessária à atividade. Basicamente, a tarefa é gerenciar o período e as condições em que o produto fica em trânsito. Ele tem o desafio de minimizar as perdas, pensando na melhor maneira de levar os produtos do ponto A ao ponto B.
Quem cuida da área de processamento de pedidos tem uma função importantíssima na concretização do negócio. O profissional computa a compra, articulando o fluxo dos processos da empresa a fim de que o prazo de entrega seja cumprido. Em muitos casos, falhas na comunicação acarretam o atraso (não por culpa das transportadoras), gerando frustração nos compradores. Executam bem as tarefas do segmento quem tem visão sinérgica, de ponta a ponta, da organização.
Entre as áreas da logística, o controle de estoque é o que mais recorre à estatística para planejar a demanda com base em previsibilidade. Os que atuam no segmento assumem a responsabilidade de não deixar faltar insumos para produção, nem produtos nas prateleiras. Por outro lado, produzir em excesso determinado artigo também é prejudicial. O ideal é criar um cenário de equilíbrio que seja coerente com o comportamento do mercado.
Não é uma atividade fácil, uma vez que existem períodos ao longo do ano que a procura aumenta, outros em que ela diminui. Jogo de cintura, capacidade de análise e boa interpretação dos dados são os segredos para mandar bem aqui.
Ao longo deste texto, você descobriu alguns detalhes de quatro áreas da logística: embalagem e armazenamento, transporte, pedidos, estoque e armazenamento. Além delas, existem, ainda, outras — mas isso fica para outro post. Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre o universo encantador que aproxima as pessoas dos mais variados bens de consumo. Que tal aproveitar a visita e baixar um material gratuito? Garanta o crescimento da sua empresa com uma logística eficiente!