CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/Aprenda a usar a Inteligência Logística como um diferencial competitivo

Aprenda a usar a Inteligência Logística como um diferencial competitivo

Artigos

Inteligência-Logística-o-diferencial-competitivo-que-seu-negócio-precisa

Escrito por Ana Beatriz

Data: 29/09/2017

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e alcançar um diferencial competitivo. A inteligência logística pode trazer grandes benefícios para esse processo, já que cria um aspecto muito mais estratégico para as operações logísticas.

O crescimento da logística é cada vez mais visível na atualidade, sendo que esse setor é crucial para a retomada econômica brasileira, segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, em matéria divulgada no site Painel Logístico.

De acordo com a matéria do Painel Logístico, a expectativa é que o setor receba investimentos de R$177 bilhões até 2018. Isso mostra a importância crescente que a logística tem assumido no mercado brasileiro. Portanto, é fundamental que sua empresa aposte em atitudes estratégicas para o setor, que melhorem o nível do serviço prestado e aumentem a produtividade.

Neste post, você conhecerá o conceito de inteligência aplicada ao setor de logística e de que forma ela pode gerar um diferencial competitivo para o seu negócio. Confira!

O que é a inteligência logística?

Esse é um conjunto de habilidades técnicas que permitem que a empresa esteja mais preparada para enfrentar imprevistos e desafios impostos pelo mercado. Com isso, o negócio consegue responder aos clientes atuais e potenciais de maneira mais eficiente e ágil.

O objetivo dessa atitude é direcionar os processos produtivos e organizacionais para que os resultados esperados sejam alcançados. Para isso, a inteligência voltada à logística aplica atividades multifuncionais para obter melhores resultados.

Essas ações agregam habilidades e conhecimentos provenientes do capital humano e ajudam a aprimorar os processos logísticos, mesmo que nem todos os participantes estejam diretamente relacionados às operações dessa área.

Afinal de contas, todos os processos e departamentos estão, de alguma forma, interligados e funcionam como um sistema integrado. Por isso, cada um deles influencia o resultado final — principalmente no caso da logística, em que é necessária a participação de outros setores para dar suporte.

Além disso, a participação de colaboradores de outros segmentos de negócio permite ampliar a visão sobre o cenário, sem deixar de lado as particularidades que impactam o resultado das operações.

Como a inteligência logística pode ser aplicada?

A incorporação de colaboradores de outros setores à logística ajuda a tomar decisões mais precisas e seguras. A partir disso surgem os trade-offs, que também são chamados de compensação e se constituem em objetivos que são atingidos por meio de atitudes que se contradizem.

A vantagem dessa situação é que os trade-offs permitem pensar mais objetiva e realisticamente sobre a expectativa de resultado, além de diminuírem a probabilidade de erro nas decisões. A consequência é a melhoria dos processos logísticos, que tornam a empresa mais competitiva perante o mercado.

A inteligência nas operações logísticas também ajuda a descobrir as reais necessidades do cliente. Com isso, é possível orientar as ações para atingir as expectativas do seu público e obter maiores benefícios.

Em resumo, a inteligência logística possibilita à empresa pensar as operações logísticas em curto, médio e longo prazos. A partir dela é possível encontrar o equilíbrio para ter resultados mais efetivos e consistentes, bem como a melhoria contínua dos serviços.

Como utilizar a inteligência logística como diferencial competitivo?

Essa prática incentiva a criação de soluções diferenciadas e focadas nos interesses e demandas dos clientes — além de criativas. É assim que a inteligência se torna um diferencial competitivo das operações logísticas.

Ela permite a retenção de clientes, porque vai além da simples garantia de qualidade e preços atrativos. O que a inteligência voltada à logística faz é encantar os consumidores ao permitir que a empresa compreenda suas demandas.

Como esses benefícios são conquistados? Em um primeiro momento, essa prática ajuda a otimizar o transporte pela definição de rotas inteligentes, que são desenvolvidas a partir de elementos relevantes, como:

  • lugar de destino;
  • tráfego;
  • tipo de mercadorias;
  • condições climáticas;
  • hábitos de consumo dos usuários.

No entanto, a inteligência direcionada à logística vai além. Ela aproveita a grande quantidade de dados gerados por esse setor para administrá-los e utilizá-los como subsídios para as decisões.

Para isso é preciso ter capacidade e expertise para interpretar os dados. Algumas perguntas que podem ser feitas nesse momento, são:

  • Quais são as informações disponíveis para desenhar uma rede logística?;
  • Quais são as características funcionais, de custos e de capacidade de determinado corredor logístico?;
  • Qual é o desempenho da rede logística regional/internacional da sua empresa em comparação com outras do mesmo segmento?;
  • A instalação de um centro logístico deve ser decidida?;
  • Estão sendo consideradas a evolução e as projeções demográficas, climáticas e econômicas das áreas de influência?;
  • Como a dinâmica dos componentes da rede e sua competência são impactados pelo modelo logístico?

As respostas a esses questionamentos levam a uma maior rentabilidade dos negócios logísticos para todos os envolvidos.

Quais são as vantagens da inteligência logística?

A compreensão desse conceito e de sua aplicação pode ser ainda melhor entendida com os benefícios obtidos por essa prática. Veja quais são eles:

Facilidade para traçar rotas de deslocamento

A tecnologia possibilita encontrar mapas digitais de ruas, rodovias, cidades e zonas rurais. Com essa informação, é possível delinear as rotas de modo otimizado, a fim de que as entregas aproveitem ao máximo o tempo e o combustível disponíveis.

Possibilidade de fazer uma análise estratégica para instalar galpões, lojas e centros de distribuição

Os estudos geográficos ajudam a encontrar a melhor localização para a infraestrutura do negócio. É possível identificar cidades, estados e bairros com maior demanda e facilidade de deslocamento. Assim, consegue-se diminuir o prazo de entrega dos produtos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes.

Aprimoramento do relacionamento com o cliente

A identificação do perfil dos clientes é um elemento crucial para o sucesso do empreendimento. Isso pode ser feito pelos estudos geográficos, já que o local em que o consumidor mora pode indicar seus hábitos de consumo. A partir desse dado os gestores podem instalar pontos próximos aos locais com maior demanda, bem como criar campanhas focadas no público-alvo para aumentar as vendas.

Eficiência no monitoramento e rastreamento dos veículos

O acompanhamento do deslocamento das mercadorias garante que os prazos serão cumpridos com segurança e agilidade. A inteligência direcionada à logística permite controlar as cargas e a frota em tempo real. Isso também impacta positivamente em caso de roubo de cargas, além de contribuir para o cumprimento do planejamento.

Redução dos custos logísticos

A melhoria da performance logística ocasiona a redução de custos com combustíveis e estratégias de monitoramento, além de garantir a realização do trabalho no prazo.

Assim, a inteligência voltada à logística é uma grande aliada do seu negócio. Basta saber utilizá-la da maneira correta. Uma possibilidade é contratar uma empresa especializada, que usa tecnologia de ponta e data science para otimizar os serviços. Um exemplo é a Cargo X, que trabalha com essa prática para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.

Então, sua empresa já está preparada para trabalhar com a inteligência logística? Aproveite para conhecer mais sobre esse e outros assuntos assinando a nossa newsletter!

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

+ Mais detalhes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

Como estão seus negócios relacionados ao transporte de cargas? Hoje, elaboramos este post pensando nas transportadoras que desejam melhorar o serviço, mas não sabem por onde começar. Se você se identificou, prepare o bloco de anotações. A seguir, vamos revelar quais são as 5 dicas de ouro para o aprimoramento da atividade. Boa leitura! 1. […]

Imagem com homem ao centro toca o ícone do dinheiro (cifrão), fazendo alusão ao capital de giro. + Mais detalhes

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

O valor responsável por manter a empresa funcionando, com as contas em dia, é chamado de capital e giro. Ele é calculado pela diferença entre o saldo em caixa, incluindo investimentos de alta liquidez, e a quantia devida pelo negócio. O dinheiro também funciona como uma reserva para cobrir despesas até a entrada dos pagamentos […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

26/05/2021 - 05:16 am

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e ...

O que ninguém te contou sobre slotting

O que ninguém te contou sobre slotting

26/05/2021 - 05:16 am

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e ...

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

26/05/2021 - 05:16 am

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e ...

Qual é o papel da embalagem na logística?

Qual é o papel da embalagem na logística?

26/05/2021 - 05:16 am

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e ...

Pick up points: você sabe o que são?

Pick up points: você sabe o que são?

26/05/2021 - 05:16 am

Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e ...

POSTS RELACIONADOS

+ Mais detalhes

5 dicas para melhorar o seu transporte de cargas

Como estão seus negócios relacionados ao transporte de cargas? Hoje, elaboramos este post pensando nas transportadoras que desejam melhorar o serviço, mas não sabem por onde começar. Se você se identificou, prepare o bloco de anotações. A seguir, vamos revelar quais são as 5 dicas de ouro para o aprimoramento da atividade. Boa leitura! 1. […]

Imagem com homem ao centro toca o ícone do dinheiro (cifrão), fazendo alusão ao capital de giro. + Mais detalhes

Capital de giro: o que avaliar antes de solicitar

O valor responsável por manter a empresa funcionando, com as contas em dia, é chamado de capital e giro. Ele é calculado pela diferença entre o saldo em caixa, incluindo investimentos de alta liquidez, e a quantia devida pelo negócio. O dinheiro também funciona como uma reserva para cobrir despesas até a entrada dos pagamentos […]

Diversos tipos de embalagem na logística. com formatos e materiais distintos. + Mais detalhes

Qual é o papel da embalagem na logística?

A importância estratégica da embalagem na logística é muito grande. Ela está presente em todo o processo produtivo, o que inclui a confecção, o armazenamento, o transporte, a distribuição e a venda do material produzido. A escolha desse item deve ser feita com bastante critério e cuidado. Afinal, ele mantém relação estreita com o impacto […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.