Muitas empresas buscam se destacar da concorrência e alcançar um diferencial competitivo. A inteligência logística pode trazer grandes benefícios para esse processo, já que cria um aspecto muito mais estratégico para as operações logísticas.
O crescimento da logística é cada vez mais visível na atualidade, sendo que esse setor é crucial para a retomada econômica brasileira, segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, em matéria divulgada no site Painel Logístico.
De acordo com a matéria do Painel Logístico, a expectativa é que o setor receba investimentos de R$177 bilhões até 2018. Isso mostra a importância crescente que a logística tem assumido no mercado brasileiro. Portanto, é fundamental que sua empresa aposte em atitudes estratégicas para o setor, que melhorem o nível do serviço prestado e aumentem a produtividade.
Neste post, você conhecerá o conceito de inteligência aplicada ao setor de logística e de que forma ela pode gerar um diferencial competitivo para o seu negócio. Confira!
Esse é um conjunto de habilidades técnicas que permitem que a empresa esteja mais preparada para enfrentar imprevistos e desafios impostos pelo mercado. Com isso, o negócio consegue responder aos clientes atuais e potenciais de maneira mais eficiente e ágil.
O objetivo dessa atitude é direcionar os processos produtivos e organizacionais para que os resultados esperados sejam alcançados. Para isso, a inteligência voltada à logística aplica atividades multifuncionais para obter melhores resultados.
Essas ações agregam habilidades e conhecimentos provenientes do capital humano e ajudam a aprimorar os processos logísticos, mesmo que nem todos os participantes estejam diretamente relacionados às operações dessa área.
Afinal de contas, todos os processos e departamentos estão, de alguma forma, interligados e funcionam como um sistema integrado. Por isso, cada um deles influencia o resultado final — principalmente no caso da logística, em que é necessária a participação de outros setores para dar suporte.
Além disso, a participação de colaboradores de outros segmentos de negócio permite ampliar a visão sobre o cenário, sem deixar de lado as particularidades que impactam o resultado das operações.
A incorporação de colaboradores de outros setores à logística ajuda a tomar decisões mais precisas e seguras. A partir disso surgem os trade-offs, que também são chamados de compensação e se constituem em objetivos que são atingidos por meio de atitudes que se contradizem.
A vantagem dessa situação é que os trade-offs permitem pensar mais objetiva e realisticamente sobre a expectativa de resultado, além de diminuírem a probabilidade de erro nas decisões. A consequência é a melhoria dos processos logísticos, que tornam a empresa mais competitiva perante o mercado.
A inteligência nas operações logísticas também ajuda a descobrir as reais necessidades do cliente. Com isso, é possível orientar as ações para atingir as expectativas do seu público e obter maiores benefícios.
Em resumo, a inteligência logística possibilita à empresa pensar as operações logísticas em curto, médio e longo prazos. A partir dela é possível encontrar o equilíbrio para ter resultados mais efetivos e consistentes, bem como a melhoria contínua dos serviços.
Essa prática incentiva a criação de soluções diferenciadas e focadas nos interesses e demandas dos clientes — além de criativas. É assim que a inteligência se torna um diferencial competitivo das operações logísticas.
Ela permite a retenção de clientes, porque vai além da simples garantia de qualidade e preços atrativos. O que a inteligência voltada à logística faz é encantar os consumidores ao permitir que a empresa compreenda suas demandas.
Como esses benefícios são conquistados? Em um primeiro momento, essa prática ajuda a otimizar o transporte pela definição de rotas inteligentes, que são desenvolvidas a partir de elementos relevantes, como:
No entanto, a inteligência direcionada à logística vai além. Ela aproveita a grande quantidade de dados gerados por esse setor para administrá-los e utilizá-los como subsídios para as decisões.
Para isso é preciso ter capacidade e expertise para interpretar os dados. Algumas perguntas que podem ser feitas nesse momento, são:
As respostas a esses questionamentos levam a uma maior rentabilidade dos negócios logísticos para todos os envolvidos.
A compreensão desse conceito e de sua aplicação pode ser ainda melhor entendida com os benefícios obtidos por essa prática. Veja quais são eles:
A tecnologia possibilita encontrar mapas digitais de ruas, rodovias, cidades e zonas rurais. Com essa informação, é possível delinear as rotas de modo otimizado, a fim de que as entregas aproveitem ao máximo o tempo e o combustível disponíveis.
Os estudos geográficos ajudam a encontrar a melhor localização para a infraestrutura do negócio. É possível identificar cidades, estados e bairros com maior demanda e facilidade de deslocamento. Assim, consegue-se diminuir o prazo de entrega dos produtos e, consequentemente, aumentar a satisfação dos clientes.
A identificação do perfil dos clientes é um elemento crucial para o sucesso do empreendimento. Isso pode ser feito pelos estudos geográficos, já que o local em que o consumidor mora pode indicar seus hábitos de consumo. A partir desse dado os gestores podem instalar pontos próximos aos locais com maior demanda, bem como criar campanhas focadas no público-alvo para aumentar as vendas.
O acompanhamento do deslocamento das mercadorias garante que os prazos serão cumpridos com segurança e agilidade. A inteligência direcionada à logística permite controlar as cargas e a frota em tempo real. Isso também impacta positivamente em caso de roubo de cargas, além de contribuir para o cumprimento do planejamento.
A melhoria da performance logística ocasiona a redução de custos com combustíveis e estratégias de monitoramento, além de garantir a realização do trabalho no prazo.
Assim, a inteligência voltada à logística é uma grande aliada do seu negócio. Basta saber utilizá-la da maneira correta. Uma possibilidade é contratar uma empresa especializada, que usa tecnologia de ponta e data science para otimizar os serviços. Um exemplo é a Cargo X, que trabalha com essa prática para oferecer o melhor atendimento aos seus clientes.
Então, sua empresa já está preparada para trabalhar com a inteligência logística? Aproveite para conhecer mais sobre esse e outros assuntos assinando a nossa newsletter!