Terceirização em logística. Afinal, quais são os benefícios.

Artigos

terceirização

Escrito por André Bastos

Data: 06/04/2017

Os processos logísticos podem ser a causa da maior parte dos desperdícios e prejuízos de uma empresa. Para evitar contratempos dessa espécie, é preciso saber conduzi-los com eficiência, aproveitando os recursos mais avançados da tecnologia e as estratégias mais difundidas ultimamente, como a da Produção Enxuta.

Porém, a falta de preparo de muitos gestores atrapalha aquela gestão eficiente. Nesse contexto de problemas de gestão, a terceirização em logística poderá ser uma ótima solução. Tanto para os gestores inexperientes quanto para os gestores já experimentados.

Leia o post e veja os benefícios que a terceirização pode proporcionar ao seu negócio!

Compreenda melhor o que é a terceirização em logística

A terceirização em logística, como a terceirização de qualquer área, é a delegação de determinadas operações para uma empresa especializada. Essas operações envolvem armazenagem, transporte, montagem de pedidos, limpeza, segurança e outras coisas.

Algumas empresas terceirizam somente algumas dessas operações, mas é possível terceirizar todas elas. Mesmo que seja necessário contratar os serviços de mais de uma empresa especializada, a empresa contratante pode sair ganhando em muitos aspectos.

As transportadoras, por exemplo, são empresas terceirizadas especializadas no transporte de cargas. Há outras empresas que oferecem serviços de armazenagem, outras que oferecem serviços exclusivos de TI e assim por diante.

Confira algumas vantagens da terceirização em logística

A redução de custos é uma das mais importantes vantagens

Alguns gestores podem considerar que a terceirização de determinadas atividades vai custar mais caro, mas é preciso olhar os benefícios em médio e longo prazos. Naturalmente, deve-se fazer os cálculos e as projeções para ter uma noção sobre até que ponto a terceirização em logística será vantajosa para o negócio.

É necessário considerar a “equação econômica da parceria”, isto é, deve existir um equilíbrio adequado entre preço e valor dos serviços de modo que ambas as partes (empresa contratante e empresa terceirizada) saiam ganhando.

O custo logístico deve ficar, para o cliente, dentro de seu orçamento. O provedor dos serviços, por sua vez, deve obter a margem de lucro que remunera seu trabalho. Lembre que se o preço for muito baixo, talvez a empresa contratada não disponha de estrutura e recursos para desenvolver atividades satisfatórias — o que não é vantajoso para a contratante.

O gestor deve pensar também em como a terceirização pode reduzir custos nos processos administrativos e operacionais da organização. Por exemplo, a folha de pagamento certamente ficará menos “pesada”, considerando que serão cortadas despesas com alguns funcionários (salários e encargos trabalhistas). Quando se terceiriza serviços de transporte, a empresa não precisa gastar com uma frota própria (compra de veículos e sua contínua manutenção, incluindo a necessidade regular de abastecimento). Terceirizar a armazenagem pode dispensar a necessidade de comprar e manter um galpão logístico.

Essas são somente algumas formas de redução de custos proporcionadas pela terceirização em logística.

Como na terceirização o gestor paga somente pelo serviço específico que solicita, é possível transformar custos fixos em variáveis, o que contribui para otimizar o fluxo de caixa.

A terceirização em logística confere mais qualidade ao desenvolvimento das operações

Por mais perfeccionista que seja o gestor, ele deve considerar que, nem sempre, poderá desenvolver serviços de boa qualidade devido à limitação de recursos, falta de tempo ou em função do próprio perfil da empresa que gerencia.

Claro que também não são todas as empresas terceirizadas que oferecem serviços de boa qualidade. Todavia, pesquisando-se é possível encontrar empresas que asseguram um Nível de Serviço de ótima qualidade. Certifique-se, por exemplo, de que a empresa que deseja contratar tem um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) controlado por meio de indicadores confiáveis (KPLs).

Os resultados da terceirização em logística costumam ser satisfatórios, considerando que são desenvolvidos com muito profissionalismo e modernização.

Os profissionais terceirizados são qualificados para as atividades logísticas

Um PSL (Prestador de Serviço Logístico), em inglês chamado de 3PL, é um profissional que concentra todos os seus esforços na área logística, estando apto a efetuar operações com eficiência e segurança.

A equipe de uma empresa de logística terceirizada destaca-se por sua experiência e por sua formação superior na área (mestrado, doutorado, MBA).

Outro ponto a favor é que esses profissionais estão continuamente se atualizando, fazendo reciclagem e treinamento, participando de novos cursos (no Brasil e no exterior), de eventos relacionados ao ramo (festas, fóruns, reuniões). Eles também têm acesso aos canais específicos de logística, representados por redes sociais, blogs, sites, revistas, plataformas. Dessa forma, estão a par da tecnologia moderna e das tendências que predominam dentro do país e fora dele.

Eles podem, portanto, oferecer soluções satisfatórias para os problemas e as dificuldades da empresa-cliente.

A tecnologia, os veículos e os equipamentos utilizados em empresas especializadas são de boa qualidade

Uma das grandes preocupações das empresas especializadas em logística é manter a tecnologia atual e sofisticada para otimizar as operações.

Essa tecnologia é representada por meio de novos hardwares e softwares, inclusive dos softwares na nuvem (que dispensam instalação) e dos aplicativos para aparelhos móveis.

Os equipamentos e os veículos usados para armazenagem e movimentação de materiais, para o acondicionamento da carga e para o transporte das mercadorias também são modernos e submetidos à manutenção periódica, de forma que asseguram uma gestão eficiente que permite agilidade nos processos e mais produtividade para a empresa contratante.

A terceirização em logística garante mais eficiência na entrega e no transporte de cargas

Vamos dedicar este último tópico para falar de uma etapa muito importante dos processos logísticos e de como a terceirização em logística pode ajudar a otimizá-la. Trata-se do transporte e entrega dos produtos ao cliente final.

O cliente precisa ser o foco da logística, ou seja, a empresa deve priorizar o atendimento ao cliente o trabalhar para que suas compras sejam entregues no menor tempo possível e em bom estado.

Quando a empresa terceiriza os serviços de entrega, ela delega a profissionais capacitados a responsabilidade de acondicionar a carga e levá-la em total segurança ao destino final, seguindo a melhor rota.

Atualmente, as transportadoras sem frota própria oferecem serviços eficientes, com alta tecnologia, que procuram ajustar da melhor forma possível as necessidades da empresa contratante e as necessidades dos profissionais que trabalham com transporte de cargas.

Cruzando dados, a transportadora consegue localizar a melhor rota para determinada carga, evitando atrasos na entrega e obtendo melhores preços de fretes para a empresa-cliente ao mesmo tempo em que favorecem os profissionais do transporte de cargas, sejam autônomos, sejam empregados de alguma transportadora com frota própria.

A terceirização em logística pode ser a solução que você precisa para otimizar a sua gestão. Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e trocar novas ideias com seus amigos e conhecidos!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: