Entre os desafios diários do transporte de cargas, é preciso entender o que é carga lotação e quais os benefícios que a sua contratação pode oferecer para os negócios, em termos de economia de recursos e de padronização do atendimento ao consumidor.
Da mesma forma, é importante fazer a exata diferenciação entre carga lotação e carga fracionada, para que os gestores possam definir qual dos modelos é mais adequado para determinado contexto.
Continue a leitura deste artigo para compreender todos os detalhes desse assunto e otimizar as práticas da sua empresa!
Para entender a carga lotação é preciso, primeiramente, compreender que se trata de uma das modalidades dentro do transporte de cargas. Também conhecida como carga fechada, ela é destinada às operações de maior porte.
Nesse tipo de transporte, as mercadorias ocupam toda a capacidade do veículo. Elas também pertencem a uma única empresa e são destinadas a um endereço específico, que pode ser um centro de armazenamento ou uma loja, por exemplo.
Sendo assim, não são feitas outras entregas ao longo do percurso, o que exige das transportadoras a capacidade de atender a vários clientes ao mesmo tempo, por meio de uma frota ampla e diversificada.
Devido a estas características, a carga lotação oferece algumas vantagens para as empresas que optam pela sua contratação, contanto que seja feito um bom planejamento estratégico para avaliar as necessidades do negócio e o perfil da transportadora escolhida.
Saiba agora que vantagens são essas:
Uma das maiores preocupações dos gestores em relação aos processos logísticos é garantir a organização da carga e o melhor aproveitamento do espaço, a fim de aumentar a eficiência e agilizar a cadeia de produção.
Por permitir que a empresa tenha um veículo exclusivo para fazer suas entregas, o transporte do tipo carga lotação facilita a disposição dos itens, ou seja, é possível utilizar toda a capacidade dos compartimentos sem que isso represente danos aos produtos transportados ou atrasos no carregamento.
Ao aproveitar melhor o espaço destinado à carga e despachar toda a mercadoria em um único caminhão, a empresa cria condições ideais para reduzir os custos gerados por avarias, melhorando, assim, a aplicação de seus recursos.
O serviço de carga lotação permite que os gestores tenham conhecimento prévio dos valores a serem gastos, uma vez que o tempo, a equipe e o veículo envolvidos na operação de transporte já são conhecidos pela transportadora.
Devido à inexistência de processos de carga e descarga entre a saída das mercadorias e a chegada ao endereço final, as empresas não precisam arcar com determinadas taxas, tais como a diária de armazéns.
A redução de custos também é promovida pela qualidade na organização da carga, o que diminui a ocorrência de avarias causadas por acidentes durante o transporte ou movimentação das mercadorias.
À medida que os gestores compreendem o que é carga lotação, fica fácil entender como essa modalidade promove o benefício da agilidade no transporte, com respeito aos prazos de entrega estabelecidos.
Isso acontece, porque o veículo é carregado no endereço de origem e só terá as mercadorias desembarcadas no destino final, sem paradas ou desvios intermediários.
Assim, a empresa garante mais exatidão no recebimento de insumos para produção ou na entrega aos consumidores, o que contribui para a otimização da cadeia produtiva e para a satisfação dos clientes, que podem receber itens de qualidade, com mais rapidez e segurança.
O roubo de cargas é um grande desafio para as transportadoras brasileiras. Além de buscar maneiras de enfrentar as péssimas condições nas estradas, é preciso criar soluções preventivas para evitar os prejuízos gerados pelas quadrilhas que atuam nas rodovias do país.
Uma vez que não existem paradas entre o endereço de origem e o local de destino, o transporte do tipo carga lotação reduz os riscos de roubo ou extravio de mercadorias, por deixá-las menos expostas e sujeitas à ação de bandidos.
Agora que você já sabe o que é carga lotação e quais são as suas vantagens, poderá identificar as diferenças entre essa modalidade de transporte e a chamada carga fracionada. É sobre esse assunto que falaremos agora, na última seção do nosso artigo.
O transporte do tipo carga fracionada pode ser definido como a modalidade na qual o mesmo veículo é utilizado por duas ou mais empresas, que compartilham o espaço para transportar seus produtos e materiais.
Na carga fracionada, o veículo se dirige a quantos endereços forem necessários para atender às necessidades de todos os clientes que contrataram o serviço de transporte, independentemente da localização geográfica dos remetentes e destinatários.
Trata-se de um formato mais adequado para atender empresas de pequeno ou médio porte, cuja demanda de armazenamento e distribuição é menor e insuficiente para ocupar um caminhão ou outro veículo por inteiro.
Por isso, os gestores devem estar atentos às diferenças entre carga lotação e carga fracionada. A partir deste conhecimento, poderão contratar o serviço de transporte mais adequado e otimizar os processos logísticos.
Quando se trata de carga fracionada, diferentemente da carga lotação, é preciso considerar a armazenagem da carga ao longo de todo o processo, inclusive nos momentos em que ela pode ser direcionada do caminhão para um depósito ou do caminhão para outro veículo.
Todas estas operações intermediárias têm um custo que é repassado às empresas contratantes, o que exige um planejamento eficiente de toda a extensão da cadeia de entrega.
Além do custo, o transporte de cargas fracionadas se diferencia da carga lotação no que diz respeito à agilidade na entrega. Por se tratar de um trajeto com destinos variados, o tempo para percorrê-lo é maior, assim como o risco de avarias ou extravio das mercadorias.
Agora que você entendeu o que é carga lotação e suas diferenças em relação à carga fracionada, poderá fazer a melhor escolha. Mas lembre-se: para reduzir os custos e alcançar bons resultados nas entregas, é fundamental contar com a parceria de boas transportadoras e acompanhar as principais tendências em logística do mercado.
Quer saber mais sobre transporte de cargas, relacionamento com fornecedores e processos logísticos? Siga a CargoX nas redes sociais e acompanhe nossas postagens no Facebook, Youtube, Twitter e LinkedIn!