Quer se tornar um bom líder de logística? A liderança é uma característica muito importante para pessoas que comandam setores e equipes. Afinal, saber lidar com diferentes perfis de indivíduos e extrair o que cada um tem de melhor é um grande desafio.
No setor de logística, a premissa não poderia ser diferente. Aliás, por se tratar de uma área estratégica e essencial para o sucesso de qualquer empresa, um gerente de logística precisa desenvolver habilidades de um verdadeiro líder para conquistar uma equipe de alta performance.
Portanto, se você pretende se tornar um profissional melhor e, consequentemente, ter o seu trabalho reconhecido, confira as dicas que separamos para você e aprenda a se tornar um líder de sucesso!
Procure ser muito mais que um chefe
Gerentes de logística podem ser apontados como chefes pelos demais funcionários do setor, mas eles não devem ser apenas isso. O primeiro passo para o sucesso de seu trabalho é se tornar um bom líder. Para isso, lembre-se de que a liderança é algo que envolve muito mais do que hierarquia, está associada a diversos aspectos, como responsabilidade, humildade, paciência e compreensão.
Entenda que liderar um time de logística exige que você tenha muito mais do que conhecimento técnico, é preciso desenvolver as habilidades necessárias para manter seu grupo sempre motivado e empenhado a alcançar as metas.
E, claro, para que você não seja apenas um chefe, aprenda a orientar a realização das tarefas em detrimento de apenas dar ordens. Procure acompanhar o desenvolvimento do trabalho dia a dia, para que não seja preciso encontrar e apontar culpados pelos erros e valorize os resultados do trabalho em grupo, demonstrando que o trabalho de cada um contribuiu para o êxito do setor.
Assim, muito mais que comandar o seu grupo de funcionários, procure se tornar um parceiro presente, justo e focado em bons resultados para a empresa. E, acima de tudo, fuja das armadilhas que a prepotência e vaidade podem lhe trazer.
Dê condições para que seus colaboradores cresçam
Um bom líder não guarda todo o seu conhecimento para si. Aliás, essa é uma das maiores características dessas pessoas: compartilhar o conhecimento é demonstração de se ter como foco a evolução e crescimento da empresa e não apenas o reconhecimento pessoal.
Como você sabe, empresários procuram por funcionários em que possam confiar e gerentes recebem essa responsabilidade por serem considerados pessoas com capacidade para guiar e ajudar os demais funcionários. Portanto, procure dar condições para que sua equipe cresça e se torne um grupo de excelência.
Fazendo isso, o seu reconhecimento pessoal é apenas consequência de um bom trabalho desenvolvido. Todos saberão que você além de competência técnica para o cargo, possui o dom de ensinar e transmitir conhecimento para os demais.
Para se tornar um bom líder de logística aprenda a confiar em sua equipe
Você confia no seu grupo de trabalho? Como gerente, você recebe inúmeras responsabilidades e isso pode fazer com que você se sinta inseguro ao delegar tarefas. Esse hábito é extremamente prejudicial não apenas para o grupo, como para você. Afinal, dificilmente você conseguirá executar tudo sozinho com eficiência.
Nesse caso, procure confiar nos profissionais que te rodeiam. Observe suas qualidades e distribua funções de acordo com aquilo que cada um tem de melhor. Não seja controlador e demonstre para sua equipe o quanto você confia e acredita no potencial deles.
De modo geral, essa é uma estratégia que garante um bom nível de produtividade, pois trabalha essencialmente com a motivação e estímulo de seus colaboradores. Experimente!
Saiba dar e receber feedbacks
Quando você passa a delegar tarefas, precisa aprender a dar feedbacks aos funcionários. Ou seja, não basta sair elencando funções, é necessário acompanhar a execução das tarefas e dar um retorno quanto ao trabalho executado.
Assim, tenha o hábito de monitorar os resultados e realizar reuniões periódicas com o grupo. Informe a eles como tem sido os resultados e o que pode e precisa ser melhorado. Em caso de resultados abaixo do esperado, seja respeitoso e claro em seus comentários, evitando que isso seja interpretado como algo pessoal.
Além disso, esteja aberto a ouvir feedback de seus funcionários, sejam eles positivos ou negativos. Assim como qualquer ser humano, você está sujeito a cometer erros e o que te tornará um bom líder é a sua capacidade de ouvir críticas e aprender algo com elas.
Invista em aperfeiçoamento profissional
O setor de logística, assim como o mercado como um todo, é muito dinâmico e exige uma grande capacidade de adaptação dos que trabalham na área. Desse modo, é preciso ter uma visão global da situação e investir em aprendizado, seja com cursos rápidos, workshops e até mesmo formação profissional superior, como pós-graduação e mestrados.
Um gerente de logística mais capacitado é, por consequência, um bom líder, pois possui a experiência necessária para lidar com os problemas e desafios em seu cotidiano. Além disso, o conhecimento adquirido pode ser repassado aos seus colaboradores, contribuindo para o aperfeiçoamento de todo o setor.
Seja um bom planejador
Não há dúvidas de que o planejamento é a base para o sucesso que qualquer projeto. Sendo assim, uma das competências que todo bom líder deve ter é, justamente, saber planejar cada passo a ser dado.
Em um setor como o de logística — em que as ações devem ser executadas com rapidez e precisão —, ser um bom planejador é essencial para o sucesso da empresa. Desse modo, aqueles que são organizados, sabem planejar e colocar em prática as estratégias traçadas, são facilmente reconhecidos e valorizados.
Ou seja, se você busca por melhores resultados, resolver as demandas da empresa com rapidez, segurança e baixo custo e, consequentemente, alcançar o reconhecimento profissional, precisa se tornar um planejador eficaz. Mais do que isso, é preciso planejar e executar com eficiência.
E então, chegamos ao fim do post de hoje e, como você percebeu, ser um bom líder de logística exige o acúmulo de diversas habilidades. No entanto, você também deve ter percebido que com esforço, dedicação e os conhecimentos adequados essa missão pode se tornar mais fácil e prazerosa. Portanto, agora que você teve acesso a todas essas dicas, basta unir aos seus conhecimentos prévios e começar a colocar em prática tudo o que aprendeu!
Antes disso, temos uma dica de ouro para você! Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão mais conteúdos como esse!