A importância da escolha de uma empresa de cargas especializada em alta demanda

| 05/06/2017 - 10:06
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A sua equipe de vendas conseguiu fechar uma grande negociação, a produção em sua fábrica está a todo o vapor, os colaboradores estão engajados e até mesmo farão horas extras para conseguir estar com o produto pronto. Todos os cuidados foram tomados para garantir a demanda, com uma exceção: o transporte de cargas.

Pois é, depois de tanto esforço de todas as áreas da companhia, tudo pode ser perdido porque a transportadora foi ineficiente e não conseguiu atender a demanda.

Embora pareça uma peça teatral, essa cena é muito comum, especialmente no mundo logístico, que é extremamente dinâmico.

Mas será que eficiência no transporte significa apenas disponibilizar a quantidade de veículos necessários? O que a sua empresa deve considerar ao contratar uma empresa, principalmente se você lida com grandes demandas?

Continue a leitura e descubra a resposta neste artigo!

Garantia de nível de serviço

Você já ouviu falar da regra 80/20? É uma metodologia originalmente aplicada na economia, mas que logo foi absorvida pelas áreas mais distintas que se possa pensar, mostrando resultados expressivos.

Se aplicarmos ao transporte, podemos dizer que 80% dos resultados, ou da demanda, provém de aproximadamente de 20% dos clientes. Faça o teste e veja se o resultado não será bem próximo disso.

Tudo bem, mas o que isso nos indica?

Muito simples: significa que você não pode falhar na entrega dos seus principais clientes. Caso contrário, os seus resultados — leia-se aqui custos e indicadores — serão fortemente impactados.

Essencial para manter e atrair clientes

Se você acha que o prejuízo é apenas numérico, é melhor analisar um pouco mais a fundo a questão.

Novos clientes geralmente solicitam indicações de outros que já são atendidos pela empresa. A partir do momento que sua empresa não cumpre os prazos ou não consegue entregar toda demanda solicitada, qual a resposta que os seus clientes darão? Será que sentirão confiança em comprar de você?

E os atuais clientes, será que se sentirão seguros em propor uma parceria para uma ação em alguma data especial, como black friday, dia das mães ou natal?

Na prática, se você não contar com uma empresa especializada em alta demanda, perderá vendas e a confiança dos clientes.

Impacto para a saúde financeira da empresa

Os grandes players do varejo são muito rígidos em relação ao processo de recebimento, especialmente quando a entrega é realizada em centros de distribuição (CD). Essas entregas geralmente são de grandes volumes e realizadas via agendamento.

O não comparecimento (no-show) pode resultar em multa, que é em média 5% do valor do pedido agendado. Em uma carga no valor de R$ 300 mil, isso significa uma multa de R$ 15 mil. Se houver apenas um atraso desse porte em cada mês, o valor anual seria de R$ 180 mil.

Sua operação agradece

Grandes demandas exigem grandes estoques e grandes áreas de armazenagem, certo? Não!

Na verdade, estoques elevados e áreas de armazenagem grandes aumentam consideravelmente o custo dos produtos. Em vez disso, a logística trabalha processos para aumentar o giro do estoque e reduzir ao máximo a área de armazenagem.

O transporte é um dos principais agentes nesse processo, especialmente quando se trata de grandes volumes. Quanto mais atraso houver, mais tempo a carga ficará esperando no pátio, a ponto de impedir que outras expedições sejam realizadas e gerar muitas horas extras.

Logo, contar com um transporte de cargas confiável e que tenha ampla experiência com altas demandas garantirá maior giro de estoque e redução de custos de armazenagem.

Agora que já sabemos a importância e contar com uma empresa especializada em altas demandas, vejamos o que considerar ao escolher uma empresa. Acompanhe!

Fatores decisivos na escolha

Em tempos de crise é natural que exista uma preocupação excessiva com custo. Mas, tome muito cuidado, pois como diz o ditado: “o barato pode sair caro”.

Para não ter surpresas é preciso levar em conta outros fatores como qualidade, eficiência e volume.

Qualidade

No quesito qualidade, é preciso ficar atento a fatores como:

  • estrutura física do veículo: verificar se existem furos nas laterais, teto e piso, além de deformidades que impeçam o carregamento;
  • manutenções preventivas e corretivas: garantir que os veículos estejam com as revisões em dia, para evitar problemas durante o percurso que comprometam a entrega;
  • limpeza dos baús: garantir que o baú esteja limpo e sem odores;
  • idade da frota: devem ser evitados veículos muitos velhos, pois geralmente consomem mais combustível, são mais poluentes e têm maior probabilidade de quebra.

Eficiência

Em termos de eficiência, é preciso analisar o histórico da empresa. Solicite à empresa informações sobre os clientes com os quais ela atua e também algumas que já atuaram com ela. Essas últimas são especialmente interessantes, pois o motivo delas terem deixado de trabalhar com a empresa pode ser um fator decisivo. Solicite também os principais indicadores.

É importante avaliar se a empresa possui tecnologias que facilitem o acompanhamento do status da carga e a gestão do negócio. A tecnologia é essencial para garantir transparência, segurança e gerar economia.

Dentre elas podemos citar a possibilidade de realizar cotações online, de rastreamento do veículo em tempo real e do status de entrega da carga.

Volume

Além da qualidade e da eficiência, é preciso ter certeza que a empresa conseguirá lhe atender em relação à demanda e a diversidade de suas operações.

Quanto maior a demanda e complexidade, maiores os riscos e mais criterioso você precisará ser na escolha. Por esse motivo, é preciso escolher uma empresa que tenha abrangência nacional e que atenda diferentes segmentos, como cargas frigorificadas e químicas.

O transporte de cargas é um dos fatores-chave da logística, representando também um dos seus principais custos. Lembre-se, no entanto, que, além do custo, é fundamental garantir a qualidade e a eficiência, pois são esses fatores que gerarão credibilidade e trarão segurança e produtividade. Além disso, você aumentará de forma significativa as suas vendas, reduzirá perdas, fidelizará e atrairá novos clientes.

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Redação Cargo X
05/06/2017 - 10:06

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