Como a terceirização do transporte pode reduzir custos operacionais

| 06/10/2016 - 01:10
Compartilhe:

O transporte de cargas já foi visto apenas como uma despesa a mais para as empresas. No entanto, esse panorama mudou e, hoje em dia, a logística é considerada uma área estratégica para qualquer negócio. Ela pode ser uma grande arma para reduzir custos operacionais e aumentar a satisfação do cliente.

Com um mercado competitivo e consumidores exigentes, a companhia que não encarar o transporte como parte da sua estratégia de negócio pode estar fadada ao fracasso. Pensando em melhorar a qualidade dos seus serviços, muitas empresas têm delegado as atividades de transporte para parceiros especializados no assunto.

A terceirização do transporte de cargas ampliou a oferta para os embarcadores e impulsionou a inovação no segmento. O novo modelo de negócio tem se fortalecido por oferecer mais eficiência e ainda gerar economia.

Quer entender como isso é possível? Neste post vamos esclarecer como a terceirização pode reduzir custos operacionais do segmento logístico e simplificar a rotina dos embarcadores. Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!

A terceirização como tendência no mercado brasileiro

Infelizmente, nosso país não é nenhum modelo a ser seguido quando o assunto é infraestrutura de transportes. Grande parte das nossas estradas têm condições precárias e o transporte ferroviário é extremamente limitado. Além disso, os índices de furto e roubo de cargas são altos e colocam em risco os motoristas e as mercadorias.

Por isso, transportar produtos em território brasileiro pode ser um grande desafio. Tentando evitar esses problemas, muitas empresas começaram a terceirizar o transporte. As transportadoras, por sua vez, se viram obrigadas a se reinventar e criar soluções mais eficientes e inovadoras.

Como resultado, o índice de terceirização do transporte nas grandes empresas brasileiras chega a 91%. De acordo com uma pesquisa da Fundação Dom Cabral, o custo logístico consome até 11,2% da receita das empresas, mas 70% dos gestores consideram que a terceirização é uma boa saída para reduzir custos operacionais.

Os números mostram que a terceirização é uma forte tendência no mercado brasileiro e que a maioria dos empresários enxerga os benefícios de adotar esse modelo.

Fatores que orientam a escolha do operador logístico

Existem diversos aspectos que influenciam na escolha de um serviço de transporte de cargas e os que mais se destacam são o preço e a qualidade do atendimento. Mas também é preciso levar em consideração outras questões, como a experiência e o desempenho, afinal, não basta somente prometer um prazo de entrega, é necessário cumpri-lo.

Portanto, no momento de optar pela terceirização do transporte é fundamental considerar também os fatores legais, condições de trabalho e compromisso com o cliente.

O livro “Logística e Operações Globais” elenca os principais benefícios da terceirização do transporte, sob o ponto de vista dos embarcadores entrevistados. A vantagem mais popular, citada por 38% dos participantes, foi a redução de custo. Veja quais os outros pontos foram lembrados:

  • 24% conhecimento do mercado e acesso a dados;
  • 11% aperfeiçoamento dos processos operacionais;
  • 9% otimização do serviço prestado aos clientes;
  • 7% aumentar o foco no negócio;
  • 5% citaram a flexibilidade.

Quais desses fatores são mais importantes para a sua organização? Certamente todos desejam reduzir custos operacionais, mas a terceirização do transporte não pode ser um “barato que sai caro”. Afinal, não basta somente economizar, é preciso manter a qualidade e garantir a satisfação do cliente.

Contratar uma transportadora ou prestador de serviços levando em conta somente a cotação mais acessível pode colocar em risco tanto a carga a ser transportada, quanto a reputação da sua empresa.

Como as transportadoras conseguem oferecer melhores preços

Alguns truques e vantagens colocam as transportadoras em condições de oferecer melhores preços sem abrir mão da segurança e da agilidade de todo o processo. Antes de mais nada, elas têm um grande volume de movimentações para realizar e, por isso, são capazes de aproveitar várias oportunidades que as demais empresas não têm.

Quando se tem muitas cargas a transportar, é possível, por exemplo, otimizar as rotas e garantir a carga de retorno. Ou seja, os veículos dificilmente vão transitar vazios, o que é excelente.

O grande volume também aumenta o poder de barganha das transportadoras. Elas conseguem melhores preços para adquirir veículos, peças, pneus e até combustível, porque compram tudo em grandes quantidades.

Além disso, quando a logística é a atividade-fim da companhia, todas as atenções estão voltadas para ela. Dessa maneira, os profissionais têm mais tempo e mais know-how para escolher sempre as melhores soluções e otimizar o uso dos recursos disponíveis.

Em outras palavras, uma transportadora tende a cometer menos erros do que uma equipe de transportes pertencente a uma empresa de outro setor. Menos erros, obviamente, significam menos desperdício e menos retrabalho, o que garante a redução de custos operacionais.

Até mesmo as questões relacionadas à mão de obra podem ser geridas com mais facilidade pelas transportadoras. Por ter a demanda praticamente garantida, elas conseguem oferecer mais estabilidade e segurança e, com isso, atrair e reter mais motoristas, contratados ou independentes. Essa demanda garantida também assegura ociosidade praticamente zero, aproveitando melhor o tempo dos funcionários.

Com todas essas vantagens, as transportadoras são capazes de oferecer bons preços e muitos benefícios para quem as contrata.

[rock-convert-cta id="7189"]

Benefícios da terceirização do transporte

Confira agora algumas das vantagens e benefícios da terceirização do transporte!

Redução de custos operacionais

Como você viu, as transportadoras têm muitas vantagens e são capazes de operar os transportes a preços mais baixos. Seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, a terceirização do transporte vai reduzir os custos operacionais.

Para isso, basta que a transportadora escolhida preste um serviço com eficiência e qualidade. Portanto, a sua empresa não precisa se preocupar com a depreciação da frota, pneus, combustível e outros custos que envolvem o transporte de cargas.

Melhoria de qualidade

As empresas especializadas em logística têm mais know-how e têm condições de operar com mais eficiência e qualidade. É claro que essa afirmação não é universal e nem pode ser aplicada a todas as empresas do ramo.

Portanto, a melhoria de qualidade é um fator positivo da terceirização, desde que o parceiro escolhido seja confiável. Avalie os prestadores de serviço disponíveis no mercado e escolha um que comprove a qualidade dos serviços oferecidos.

Flexibilidade

Outro benefício da terceirização do transporte é a flexibilidade para embarcar diversos volumes de cargas e atender sua demanda sazonal, sem depender de aquisição de novos veículos.

Ao terceirizar transporte, você tem liberdade para contratar os serviços conforme a sua demanda e não pagará por nenhum tempo ocioso. Além disso, a flexibilidade de atendimento territorial também é determinante para empresas que buscam a escalabilidade e projetam o crescimento do negócio.

Conhecimento especializado

Você pode conseguir formar e manter uma boa equipe de logística trabalhando diretamente com você. No entanto, isso talvez signifique uma folha de pagamento bem alta, acima do orçamento desejado.

Em contrapartida, ao contratar uma transportadora de qualidade, você assegura acesso a conhecimento especializado por preços justos. Novamente, ressaltamos o quanto a escolha do parceiro correto é importante para garantir também essa vantagem.

Menor investimento

Se você ou a sua empresa optarem por manter uma frota própria, prepare-se para fazer um investimento inicial considerável. Adquirir veículos e equipamentos para embarque, desembarque e transporte normalmente custa caro.

Por outro lado, ao terceirizar, o investimento inicial é praticamente zero. Além disso, você não precisará contabilizar os custos da depreciação dos itens nos seus resultados. A responsabilidade por tudo isso fica a cargo da transportadora contratada.

Menos esforço administrativo

Manter uma equipe a mais significa sempre ter maior trabalho de administração. Seja para calcular folha de pagamento e impostos de mão de obra, oferecer treinamentos e benefícios ou fazer a gestão de pessoal, toda equipe requer uma administração. Por isso, terceirizar um setor pode ajudar a manter uma estrutura mais enxuta e diminuir os esforços administrativos.

Foco no negócio

A terceirização do transporte permite às empresas manter o foco no seu segmento de atuação. Isso significa se dedicar em tempo integral para aperfeiçoar seus produtos ou serviços e otimizar os processos, sem a preocupação com o transporte.

Ou seja, com a terceirização do transporte é possível focar somente na aquisição de clientes e aperfeiçoamento dos produtos, pois as operações logísticas ficarão por conta da transportadora escolhida. Com a equipe focada no que realmente importa para a organização, a produtividade tende a aumentar e os resultados também.

Como escolher uma transportadora terceirizada

As empresas que optam pela terceirização do transporte devem atentar para algumas questões, a fim de assegurar a redução de custo. Destacamos algumas: qualidade do atendimento, segurança, abrangência e economia.

No entanto, vale ressaltar que a economia no transporte de cargas depende tanto do embarcador, quanto da transportadora. Pois, quando a empresa consegue prever as demandas e consolidar a entrega em prazos maiores, o custo tende a ser menor.

A qualidade do atendimento é determinante tanto para o embarcador, quanto para o seu cliente. Então, dê preferência para transportadoras que oferecem um bom suporte, com equipe treinada e capacitada para prestar um atendimento eficiente.

Afinal, pior do que não cumprir os prazos é não oferecer suporte algum aos embarcadores. Portanto, no momento da terceirização do transporte, verifique se o atendimento do fornecedor escolhido atende às suas necessidades e expectativas.

A tecnologia pode simplificar a conexão entre a transportadora e o embarcador. A Transportadora CargoX, por exemplo, disponibiliza um aplicativo para que seus clientes acompanhem todas as etapas do frete. Pelo painel do embarcador é possível fazer o rastreamento em tempo real, um meio eficaz de ampliar a transparência do transporte.

Com a chegada da inovação e da tecnologia ao segmento de transporte de cargas ficou mais fácil resolver problemas de abrangência de atuação, flexibilidade de cargas e até o uso completo da capacidade dos caminhões. Então, no momento de fazer a terceirização do transporte é preciso levar em conta esse quesito também.

Como saber se a terceirização é a melhor solução para sua empresa

Muitas variáveis podem influenciar na decisão de manter uma frota própria ou terceirizar os serviços de transporte. Para saber se a terceirização é a melhor solução para reduzir os custos operacionais do seu negócio, você precisa entender as particularidades dele.

Para isso, colete todos os dados que você tem sobre a sua logística. Mapeie os processos e tente quantificar a eficiência deles. Analise os custos da equipe, dos veículos e de todas as atividades relacionadas ao transporte.

Coloque no papel os pontos fortes e fracos da sua logística. Tenha uma ideia bem clara do que você gostaria de manter e do que precisa ser melhorado. Enfim, reúna o máximo de informações que você puder sobre os transportes que você realiza atualmente.

Procure uma transportadora e discuta com a equipe deles qual seria a melhor solução para o seu negócio. Por fim, avalie a solução e o orçamento proposto pela transportadora e compare com o atual panorama da sua empresa.

Além do preço, leve em conta também os demais aspectos oferecidos pela transportadora em comparação com o transporte próprio. Avalie, por exemplo, o que falamos em relação a flexibilidade, investimento e qualidade. Finalmente, você será capaz de decidir se a terceirização vai reduzir custos operacionais para o seu negócio!

Quer começar essa análise o quanto antes? Não perca mais tempo e entre em contato com a CargoX agora mesmo!

Frase do banner: "Terceirize o seu transporte de cargas sem dor de cabeça!"

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Tags:
Redação Cargo X
06/10/2016 - 01:10

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...