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7 dicas para uma melhor gestão de pessoas em sua empresa

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Para construir uma boa liderança, é essencial que a gestão de pessoas em sua empresa seja realizada da forma mais eficaz possível. Afinal de contas, os colaboradores são, em grande medida, os responsáveis pelo sucesso da organização e pela qualidade de seus produtos e/ou serviços.

Como gestor na área de logística, uma de suas atribuições principais é garantir que a equipe se mantenha, continuamente, dentro dos padrões de produtividade delineados em seu planejamento estratégico.

Neste post, apresentamos 7 excelentes dicas práticas que podem ser aplicadas para favorecer e melhorar a gestão de pessoas. Adicionalmente, abordaremos a importância dessa estratégia para aumentar a satisfação dos funcionários. Boa leitura!

1. Concentre a gestão de pessoas em desenvolver talentos

Nos dias atuais, uma das grandes ideias compartilhadas por quase todos os departamentos de recursos humanos das grandes empresas é a gestão de pessoas focada em desenvolver talentos.

De fato, o talento é um fator elementar para garantir o sucesso da cadeia de suprimentos em qualquer organização. Alguns gerentes, talvez, pensem de forma diferente: consideram que o mais importante para a logística são os avanços tecnológicos que presenciamos nos últimos anos.

É verdade que as inovações tecnológicas nos processos operacionais possibilitaram o surgimento de claras vantagens. Uma análise mais acurada, porém, logo demonstra que não são as ferramentas técnicas que tornam as empresas mais competitivas, mas o talento que administra e aplica tais inovações.

Sendo assim, melhorar a gestão de pessoas torna-se um aspecto essencial para a área logística da empresa, principalmente, em ambientes de acirrada concorrência.

2. Invista na melhoria contínua

Investir na melhoria contínua da área logística de sua empresa deve ser encarado como o mais relevante instrumento para nortear a gestão de pessoas. Isso é impossível de ser realizado sem oferecer aos colaboradores a formação adequada.

Em outras palavras, para melhorar os indicadores, você necessita de profissionais talentosos trabalhando ativamente nos processos logísticos. Para atingir esse objetivo, é preciso:

3. Compreenda a importância de capacitar os colaboradores

A partir desse ponto, vamos nos concentrar na necessidade de oferecer treinamentos para todos os colaboradores da área de logística.

O capital humano que atua junto aos processos que compõem a logística tem um impacto significativo sobre a qualidade do serviço oferecido ao cliente e a rentabilidade da empresa.

Para ter uma equipe que incida positivamente nos aspectos mencionados, é preciso garantir que cada um de seus membros possua um conhecimento satisfatório da área, bem como dos processos operacionais que desempenham, das ações necessárias para manutenção e segurança etc.

Uma vez definida a importância da capacitação dos colaboradores, apontamos, a seguir, uma série de aspectos a serem considerados para colocar em prática um processo adequado de formação.

4. Identifique as diferentes necessidades

Identificar necessidades específicas de formação requer uma definição detalhada das funções que compõem a logística de sua organização. Entre outras variáveis, devem ser definidas:

5. Estabeleça ações formativas

Após identificar as necessidades de formação dos colaboradores, para realizar as atividades de capacitação há, de modo geral, duas alternativas: treinamento presencial e online.

Treinamento presencial

Sua vantagem é a socialização direta entre aluno e professor que, dessa forma, podem interagir ativamente. O estudante deve assumir progressivamente a responsabilidade por seu próprio processo de aprendizagem.

A desvantagem evidente desse modelo é o custo mais elevado e menor flexibilidade. Trata-se da solução ideal para equipes operacionais, à medida que é relativamente difícil conseguir que os trabalhadores tenham tempo suficiente para se dedicarem a um curso online ou que todos possuam conhecimentos básicos de informática.

Treinamento online (e-learning)

As vantagens dessa alternativa se relacionam com o menor custo e a flexibilidade de sua aplicação. As desvantagens, por sua vez, referem-se à necessidade da empresa de garantir acesso aos meios tecnológicos e motivar os funcionários para seguir o curso.

Esse modelo é altamente recomendável para a formação de líderes, gerentes de nível médio e executivos na área.

6. Escolha a melhor forma de capacitar a sua equipe

Para escolher o local no qual implementar essa formação há, também, duas opções: dentro ou fora da empresa.

Fora da empresa

Cursos que permitem encontrar profissionais de outras empresas e segmentos, oferecem novas oportunidades de aprendizado e de ver o que está sendo feito no mercado.

É uma opção útil para que os colaboradores conheçam diferentes possibilidades e considerem aplicar esses elementos no desenvolvimento de seus próprios processos logísticos.

Dentro da empresa

Nesse caso, o treinamento é feito em suas próprias instalações e todos os participantes são membros da empresa. A vantagem é a possibilidade de tratar questões muito específicas. Seus impactos positivos sobre os resultados de negócio tendem a ser percebidos mais rapidamente.

A próxima questão a ser resolvida é a respeito de quem deve realizar o treinamento de sua equipe. Assim como nos casos anteriores, propomos duas alternativas: pessoal interno e pessoal externo.

Pessoal interno

É interessante usar equipes internas quando o objetivo é treinar os colaboradores a se adaptarem a mudanças em processos ou quando se deseja melhorar tanto os aspectos operacionais quanto os elementos relativos à tecnologia da informação (TI).

Pessoal externo

Em atividades de treinamento nas quais o objetivo principal é aprimorar os níveis de conhecimento dos participantes, a vantagem é a capacidade de adquirir uma perspectiva muito ampla, uma vez que esses profissionais atuam em outros setores e podem oferecer alternativas que, de outro modo, não seriam abordadas.

7. Conceda autonomia aos seus colaboradores

Ao focar sua gestão de pessoas no desenvolvimento de talentos, é imprescindível evitar, a todo custo, o microgerenciamento. Esse estilo de liderança tem como resultado a rápida alienação dos colaboradores, ao passo que, justamente no sentido contrário, é preciso assegurar que os profissionais tenham autonomia para encontrar soluções aos desafios que enfrentam diariamente.

O fato é que nenhum trabalhador gosta de se sentir robotizado. Sua gestão de pessoas, nesse sentido, deve atuar, inclusive, para aumentar os níveis de satisfação e performance de cada funcionário, de tal forma que eles se sintam capazes de tomar decisões relativas às suas próprias atividades, sempre que isso for apropriado.

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