7-dicas-para-uma-melhor-gestão-de-pessoas-em-sua-empresa
Gestão

7 dicas para uma melhor gestão de pessoas em sua empresa

Para construir uma boa liderança, é essencial que a gestão de pessoas em sua empresa seja realizada da forma mais eficaz possível. Afinal de contas, os colaboradores são, em grande medida, os responsáveis pelo sucesso da organização e pela qualidade de seus produtos e/ou serviços.

Como gestor na área de logística, uma de suas atribuições principais é garantir que a equipe se mantenha, continuamente, dentro dos padrões de produtividade delineados em seu planejamento estratégico.

Neste post, apresentamos 7 excelentes dicas práticas que podem ser aplicadas para favorecer e melhorar a gestão de pessoas. Adicionalmente, abordaremos a importância dessa estratégia para aumentar a satisfação dos funcionários. Boa leitura!

1. Concentre a gestão de pessoas em desenvolver talentos

Nos dias atuais, uma das grandes ideias compartilhadas por quase todos os departamentos de recursos humanos das grandes empresas é a gestão de pessoas focada em desenvolver talentos.

De fato, o talento é um fator elementar para garantir o sucesso da cadeia de suprimentos em qualquer organização. Alguns gerentes, talvez, pensem de forma diferente: consideram que o mais importante para a logística são os avanços tecnológicos que presenciamos nos últimos anos.

É verdade que as inovações tecnológicas nos processos operacionais possibilitaram o surgimento de claras vantagens. Uma análise mais acurada, porém, logo demonstra que não são as ferramentas técnicas que tornam as empresas mais competitivas, mas o talento que administra e aplica tais inovações.

Sendo assim, melhorar a gestão de pessoas torna-se um aspecto essencial para a área logística da empresa, principalmente, em ambientes de acirrada concorrência.

2. Invista na melhoria contínua

Investir na melhoria contínua da área logística de sua empresa deve ser encarado como o mais relevante instrumento para nortear a gestão de pessoas. Isso é impossível de ser realizado sem oferecer aos colaboradores a formação adequada.

Em outras palavras, para melhorar os indicadores, você necessita de profissionais talentosos trabalhando ativamente nos processos logísticos. Para atingir esse objetivo, é preciso:

  • fazer análises periódicas de suas necessidades de recursos humanos;
  • fornecer formação contínua para as equipes que compõem a área;
  • mensurar e controlar a eficácia dos processos estabelecidos;
  • oferecer incentivos lastreados em resultados.

3. Compreenda a importância de capacitar os colaboradores

A partir desse ponto, vamos nos concentrar na necessidade de oferecer treinamentos para todos os colaboradores da área de logística.

O capital humano que atua junto aos processos que compõem a logística tem um impacto significativo sobre a qualidade do serviço oferecido ao cliente e a rentabilidade da empresa.

Para ter uma equipe que incida positivamente nos aspectos mencionados, é preciso garantir que cada um de seus membros possua um conhecimento satisfatório da área, bem como dos processos operacionais que desempenham, das ações necessárias para manutenção e segurança etc.

Uma vez definida a importância da capacitação dos colaboradores, apontamos, a seguir, uma série de aspectos a serem considerados para colocar em prática um processo adequado de formação.

4. Identifique as diferentes necessidades

Identificar necessidades específicas de formação requer uma definição detalhada das funções que compõem a logística de sua organização. Entre outras variáveis, devem ser definidas:

  • descrição do trabalho;
  • tarefas;
  • habilidades necessárias;
  • processos que as afetam;
  • tecnologias associadas.

5. Estabeleça ações formativas

Após identificar as necessidades de formação dos colaboradores, para realizar as atividades de capacitação há, de modo geral, duas alternativas: treinamento presencial e online.

Treinamento presencial

Sua vantagem é a socialização direta entre aluno e professor que, dessa forma, podem interagir ativamente. O estudante deve assumir progressivamente a responsabilidade por seu próprio processo de aprendizagem.

A desvantagem evidente desse modelo é o custo mais elevado e menor flexibilidade. Trata-se da solução ideal para equipes operacionais, à medida que é relativamente difícil conseguir que os trabalhadores tenham tempo suficiente para se dedicarem a um curso online ou que todos possuam conhecimentos básicos de informática.

Treinamento online (e-learning)

As vantagens dessa alternativa se relacionam com o menor custo e a flexibilidade de sua aplicação. As desvantagens, por sua vez, referem-se à necessidade da empresa de garantir acesso aos meios tecnológicos e motivar os funcionários para seguir o curso.

Esse modelo é altamente recomendável para a formação de líderes, gerentes de nível médio e executivos na área.

6. Escolha a melhor forma de capacitar a sua equipe

Para escolher o local no qual implementar essa formação há, também, duas opções: dentro ou fora da empresa.

Fora da empresa

Cursos que permitem encontrar profissionais de outras empresas e segmentos, oferecem novas oportunidades de aprendizado e de ver o que está sendo feito no mercado.

É uma opção útil para que os colaboradores conheçam diferentes possibilidades e considerem aplicar esses elementos no desenvolvimento de seus próprios processos logísticos.

Dentro da empresa

Nesse caso, o treinamento é feito em suas próprias instalações e todos os participantes são membros da empresa. A vantagem é a possibilidade de tratar questões muito específicas. Seus impactos positivos sobre os resultados de negócio tendem a ser percebidos mais rapidamente.

A próxima questão a ser resolvida é a respeito de quem deve realizar o treinamento de sua equipe. Assim como nos casos anteriores, propomos duas alternativas: pessoal interno e pessoal externo.

Pessoal interno

É interessante usar equipes internas quando o objetivo é treinar os colaboradores a se adaptarem a mudanças em processos ou quando se deseja melhorar tanto os aspectos operacionais quanto os elementos relativos à tecnologia da informação (TI).

Pessoal externo

Em atividades de treinamento nas quais o objetivo principal é aprimorar os níveis de conhecimento dos participantes, a vantagem é a capacidade de adquirir uma perspectiva muito ampla, uma vez que esses profissionais atuam em outros setores e podem oferecer alternativas que, de outro modo, não seriam abordadas.

7. Conceda autonomia aos seus colaboradores

Ao focar sua gestão de pessoas no desenvolvimento de talentos, é imprescindível evitar, a todo custo, o microgerenciamento. Esse estilo de liderança tem como resultado a rápida alienação dos colaboradores, ao passo que, justamente no sentido contrário, é preciso assegurar que os profissionais tenham autonomia para encontrar soluções aos desafios que enfrentam diariamente.

O fato é que nenhum trabalhador gosta de se sentir robotizado. Sua gestão de pessoas, nesse sentido, deve atuar, inclusive, para aumentar os níveis de satisfação e performance de cada funcionário, de tal forma que eles se sintam capazes de tomar decisões relativas às suas próprias atividades, sempre que isso for apropriado.

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe este post nas redes sociais e divulgue essas informações para todos os seus contatos!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Artigos relacionados

Mais
relacionamento com clientes

Entenda a importância do relacionamento com clientes para a sua empresa

Relacionar-se bem com o cliente é fundamental para qualquer empresa. Sem o público, afinal, não há negócio. É o bom […]

Categoria: Gestão
Mais
equipe de logística

Como conter a alta rotatividade de uma equipe de logística

A rotatividade de equipe é um problema enfrentado por todas as empresas. Na logística, essa questão é ainda mais visível, […]

Categoria: Gestão
Mais
cultura organizacional no setor de logística

Qual a importância da cultura organizacional no setor de logística?

A implementação da cultura organizacional no setor de logística é fundamental para o sucesso e a perenidade da empresa no […]

Categoria: Gestão
Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também

Estamos ajudando milhares de profissionais de transporte com nossos conteúdos. Inscreva-se também