Em razão da importância do setor e dos custos envolvidos em suas operações, a logística está entre as atividades que mais demandam pesquisas dos gestores e líderes quando o assunto é a busca por otimizações. Desenvolver processos eficientes, alinhados com as necessidades da empresa e dos seus clientes, é o cenário desejado por todos os empreendedores. Por isso, a engenharia logística se tornou uma ferramenta tão importante e estratégica.
Nesse sentido, investir na engenharia logística, no contexto atual do mercado, deixou de ser um diferencial para se tornar uma verdadeira necessidade das empresas. Isso porque é por meio dela que se consegue o apoio necessário para a tomada de decisão, gestão sistêmica e aprimoramento da cadeia logística desde a origem até o seu ponto final.
Dada a importância da engenharia logística para as organizações, vamos esclarecer alguns pontos sobre essa área e listar 6 motivos que comprovam que investir nela é uma ação bastante estratégica. Acompanhe!
A engenharia logística tem por trás todo um ideal de otimização em diferentes pontos da cadeia. Com seu foco voltado para o desenho dos processos logísticos, a ciência em questão se encarrega de oferecer todo o suporte fático, gerencial e organizacional para que os gestores e líderes das empresas consigam obter o máximo proveito dos recursos tecnológicos, humanos e de toda a infraestrutura do negócio.
Objetivando melhorar os processos logísticos e oferecendo suporte a um gerenciamento mais aprofundado e efetivo, a engenharia logística auxilia na realização de estudos técnicos na área, viabilizando a identificação de pontos de atenção na empresa e, a partir disso, permitindo a realização de ajustes, investimentos e aprimoramentos que garantam ao negócio o máximo desempenho logístico.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o conceito de engenharia logística, vamos falar sobre os pontos que reforçam que investir nessa área é uma ação bastante recomendada. Confira 6 motivos que comprovam essa afirmação.
Um dos reflexos mais nítidos da utilização da engenharia logística dentro das empresas é o aumento da produtividade. Isso ocorre porque os gestores passam a exercer um controle muito mais profundo e efetivo sobre os processos da organização.
Em geral, a engenharia logística promove mudanças na estrutura operacional da empresa, auxiliando na execução de processos de maneira mais enxuta, fluida e eficiente. Tudo isso acaba por desencadear uma melhor produtividade, já que os erros se tornam menos recorrentes, o trabalho tem um reforço na qualidade e a integração entre toda a cadeia de suprimentos é garantida.
Como área do conhecimento altamente ligada às inovações, a engenharia logística também contribui para a modernização dos processos da empresa.
A inovação é, sem dúvida, o ponto-chave da operacionalização da engenharia logística dentro das companhias. Focado nas melhorias, o conceito ajuda o gestor a extrair o máximo proveito da infraestrutura logística, além de indicar, de forma estratégica, os pontos que necessitam de otimização e que podem ser alvo de investimentos em novas soluções tecnológicas, como softwares e outros dispositivos de automação.
Como desdobramento dos tópicos anteriores, a engenharia logística também tem o condão de promover a redução de custos operacionais.
Quanto a esse aspecto, fica fácil entender por que ele ocorre. Afinal, a engenharia logística traz uma roupagem mais atualizada e eficiente para os processos da empresa, ajudando a conciliar produtividade e custos, a partir de um gerenciamento mais dinâmico e apoiado no uso de recursos tecnológicos.
A lucratividade de um negócio é calculada a partir da avaliação dos custos e da sua produtividade. Uma empresa lucrativa é aquela que consegue aliar, de forma ideal, a redução de custos operacionais com o aumento da produtividade. Ou seja, ela deve produzir mais gastando menos.
Nesse sentido, como já pontuamos, a engenharia logística atua exatamente com foco no equilíbrio da balança dos custos e produtividade. O reforço gerencial trazido pelo conceito garante um aproveitamento mais eficiente dos recursos da companhia, sejam eles físicos, sejam humanos.
Como reflexo dessa ação, a empresa consegue desenvolver processos cada vez mais enxutos e eficientes, demandando menos recursos financeiros para a sua manutenção. Todo esse cenário de operações ideais certamente garante uma lucratividade muito maior para o negócio.
A gestão logística é um dos pontos mais importantes para o sucesso de uma empresa. Afinal, estamos falando de uma cadeia de processos que passa por diferentes setores e atividades, mas que deve funcionar como um sistema, devidamente alinhado e integrado.
Nesse contexto, a engenharia logística tem um potencial bastante grande de aprimoramento da gestão. Como é típico das engenharias, o mapeamento de processos e a visão sistêmica sobre as operações ajudam na compreensão e no controle dos processos, evitando gargalos, falhas e outros problemas que podem prejudicar a fluidez e a lucratividade da empresa.
Sendo assim, todas as tarefas envolvidas na logística, como o transporte, armazenamento, movimentação etc., são gerenciadas de forma mais integrada e profunda, dando total suporte para a tomada de decisão em relação a melhorias e investimentos.
Por fim, vale destacar também o papel da engenharia logística no processo de tomada de decisão da companhia.
Como foi possível perceber, o conceito em questão traz para dentro das empresas a verdadeira noção de inteligência logística, uma vez que opera diretamente com o aprimoramento de processos.
Nesse sentido, pode-se dizer que a engenharia logística é também uma grande responsável pela qualidade das decisões tomadas dentro de uma organização, justamente por esse seu foco na inteligência e no uso racional da infraestrutura e recursos da empresa.
De maneira prática, e como até já citamos, a engenharia melhora a visibilidade dos processos, mapeando a cadeia logística e viabilizando a identificação de quaisquer problemas.
A partir disso, os gestores têm suporte fático e informativo para promover as mudanças necessárias, alocando melhor os recursos humanos, substituindo equipamentos, investindo em novas soluções etc.
Com a engenharia logística, todas essas decisões poderão ser tomadas com muito mais precisão, evitando gastos desnecessários e intervenções pouco produtivas.
Por fim, como foi possível perceber, atualmente a engenharia logística tem um papel determinante dentro das empresas. Afinal, em um mercado tão intransigente, agir com inteligência e estratégia se tornou uma necessidade, já que só assim é possível reduzir custos e aumentar a produtividade sem que isso represente prejuízos para a qualidade final dos produtos/serviços oferecidos ao consumidor final.
Agora que você já conhece um pouco mais sobre a engenharia logística e o seu potencial de otimização, não pare por aqui! Aprenda mais sobre a logística do seu negócio com o nosso guia sobre o tema.