5 vantagens de acompanhar o trajeto do transporte de carga em tempo real

Artigos

trajeto do transporte de cargas

Escrito por Ana Beatriz

Data: 25/04/2018

No Brasil, o roubo de cargas cresceu assustadoramente nos últimos anos. No Rio de Janeiro, por exemplo, a cada 50 minutos um caminhão é assaltado. Com esses alertas de violência e outros dados alarmantes, acompanhar o trajeto do transporte de carga se tornou vital.

Muitas empresas investem alto em infraestrutura, produtos e atendimento. Uma ação de fácil entendimento, pois essas melhorias podem refletir em um aumento de faturamento. Porém, o que fazer quando o cliente fecha a compra, mas não recebe o produto por problemas na entrega?

Agora uma situação ainda pior: o que fazer quando nem mesmo você sabe realmente o que aconteceu com a entrega do cliente? A solução para isso é simples: monitoramento de carga.

Acompanhe o artigo e veja 5 vantagens reais de se trabalhar com essa estratégia. Boa leitura.

1. Maior segurança

Claro, não poderia ser diferente, a primeira e uma das grandes vantagens de se trabalhar com o monitoramento do trajeto de carga é o aumento da segurança. O artigo iniciou focando no problema da violência, o primeiro tópico precisa discorrer sobre a solução.

Não é difícil visualizar os problemas de violência existentes no Brasil. Poucos minutos assistindo telejornais já é o suficiente para constatar tais fatos. Mas, no passado, o roubo de cargas nunca foi uma grande preocupação. Porém, agora, esse cenário mudou.

Sendo assim, quando uma empresa adquire tecnologia para monitoramento de cargas ou mesmo contrata um serviço que oferece este adicional, ela com certeza não está realizando um investimento sem fundamento, ela está investindo em segurança.

Claro, esse primeiro tópico é focado em seguridade, mas é impossível não mencionar os benefícios subsequentes. Em outras palavras, com a maior probabilidade da carga chegar até a entrega final, a empresa consegue:

  • credibilidade com os clientes;
  • redução de custos;
  • eficiência.

2. Redução de custos

No primeiro momento muitos podem pensar que a redução de custos, neste caso, resume-se a não preocupação com o reembolso do comprador (considerando que a carga chegou ao seu destino com segurança). No entanto, um monitoramento em tempo real pode favorecer muito mais que isso.

Logicamente, com um monitoramento em tempo real e maior segurança, você consegue diminuir a probabilidade de perder a mercadoria, e consequentemente não terá gastos com reembolsos devidos.

Mas, é fato que o acompanhamento por si só não impede furtos e roubos. Sendo assim, caso um sinistro venha a acontecer, o monitoramento em tempo real será importante para que a empresa receba os valores de volta sem maiores preocupações.

Em outras palavras, essa tecnologia também é importante para que as seguradoras possam realizar o reembolso sem grandes burocracias. Isso é essencial para que você não precise gastar com advogados e outros trâmites que envolvem um processo de seguros.

Além disso, se o serviço de monitoramento em tempo real for feito por uma empresa terceirizada, a redução pode ser ainda maior, pois o empreendimento contratante não precisará arcar com os custos de uma implementação de tecnologia, por exemplo.

3. Maior credibilidade com os clientes

Confiança, credibilidade e fidelidade são palavras em voga no mundo mercadológico. Na verdade, esses sempre foram princípios importantes dentro de um cenário de negociações. Porém, com uma competitividade cada vez maior, esses conceitos passaram a ditar regras.

Agora, imagine um sistema que pode conceder tudo isso para o seu cliente! É exatamente nesse ponto que a tecnologia de monitoramento de transporte de carga pode fazer toda diferença para a sua empresa.

Com inúmeros empreendimentos oferecendo serviços parecidos, a empresa que apresenta um benefício baseado na transparência, naturalmente sai na frente dos concorrentes.

É fato que uma facilidade desse gênero deveria ser comum no ramo de transportes logísticos. Todavia, particularmente no Brasil, isso não é uma realidade. Sendo assim, quando você oferece um acompanhamento em tempo real, você está sim concedendo confiança e transparência. Em troca, o seu negócio ganha:

  • credibilidade;
  • rentabilidade;
  • fidelidade.

4. Suporte na tomada de decisão

Toda empresa séria, que busca um crescimento gradativo, é pensada por meio de planejamentos e metas. Sendo assim, qualquer operação precisa ser previamente pensada e confirmada antes de ser dado o próximo passo.

Quando falamos sobre transporte de cargas, o macroambiente deve ser considerado, afinal, um processo externo e de longa duração é muito difícil de ser controlado nos mínimos detalhes.

É então que o gerenciamento em tempo real impacta positivamente. Claro, situações macroambientes estão longe da alçada da empresa, mas, existindo um acompanhamento imediato, a probabilidade de agir assertivamente é muito maior.

É uma matemática simples: quando o caminhão sai da empresa para entrega, várias possibilidades são pensadas e as soluções analisadas. Mas, nem sempre é possível agir em um tempo aceitável quando a informação chega com retardo.

Agora, se o planejamento é feito e o trajeto tem um acompanhamento em tempo real, as chances de acerto e contorno dos revezes são bem maiores. Isso ajuda até mesmo na segurança e confiança do motorista, pois o mesmo saberá que há uma supervisão contínua por parte da empresa.

Em resumo, no fator tomada de decisões, o monitoramento do trajeto pode facilitar bastante nas escolhas.

5. Aumento de lucros

Obviamente, se você tem maior segurança para a carga e o motorista, diminuição de custos, maior credibilidade com os clientes e mais acertos nas tomadas de decisão, naturalmente você terá um aumento de lucros.

Não há segredo. Como dito, todo negócio de sucesso é construído por meio de tomadas de decisões assertivas. Quando você escolhe uma tecnologia que apresenta vantagens significativas, isso reflete em ganhos e crescimento dos lucros.

Além disso, com o monitoramento de trajetos, a sua operação conseguirá dinamizar processos e diminuir as taxas de erro. Sem falar na possibilidade de comunicação em tempo real com o cliente, resultando em maior confiança no relacionamento entre usuário e empresa.

Em suma, acompanhar o trajeto do transporte de carga é um conceito mais que necessário para empresas que têm a logística como uma de suas atividades principais. Com um monitoramento simultâneo dos processos, qualquer imprevisto é notado e a central é acionada, inclusive em tentativas de roubo. Então não fique para trás e implemente já essa tecnologia.

Gostou das dicas apresentadas? Não esqueça de assinar nossa newsletter e ficar sempre atualizado com nossas postagens.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Compartilhe: