5 boas práticas para rastreio e os benefícios de contratar uma empresa que investe nisso

| 18/08/2017 - 05:08
Compartilhe:

Na atualidade, o rastreamento de cargas é uma operação que confere maior segurança e confiabilidade às empresas em suas ações de transporte e distribuição.

Trata-se de um recurso que otimiza os resultados da logística como um todo, garantindo agilidade e eficiência em todas as entregas.

Conheça, no artigo de hoje, as cinco melhores práticas de rastreamento de cargas e saiba quais são os benefícios de fazer parcerias com fornecedores que investem nesses recursos.

1. Aplicativos para rastreamento de cargas

Entre as tecnologias em logística e transporte desenvolvidas nos últimos anos, os aplicativos oferecem resultados cada vez melhores e conquistam a confiança de gestores e clientes.

Suas funcionalidades destinam-se tanto a facilitar o trabalho dos motoristas como a ajudar no planejamento estratégico das empresas — e o rastreamento de cargas tem grande peso na conquista de resultados melhores.

Para os motoristas, essas ferramentas disponibilizam uma interface que conecta os profissionais diretamente com as empresas, o que facilita a negociação dos fretes.

Com os aplicativos, eles podem acompanhar informações sobre a situação das estradas, e sobre as exigências legais do transporte de cargas.

Além disso, eles recebem atualizações sobre os melhores pontos de parada e conseguem trocar mensagens com os colegas de estrada.

​As empresas, por sua vez, contam com o serviço de acompanhamento em tempo real dos veículos e têm acesso a recursos que otimizam a gestão de fretes e monitoram o trabalho de seus parceiros.

Toda a negociação entre as empresas e os motoristas acontece de maneira on-line. O benefício é agilizar os processos e permitir mais flexibilidade na identificação os fretes que melhor atendam todos os interessados ao final do contrato.

Uma das vantagens do uso de aplicativos é a simplicidade da plataforma. Ela proporciona uma utilização descomplicada tanto por motoristas quanto pelas empresas, já que o aplicativo pode ser acessado no celular ou no desktop.

Entretanto, de nada adianta ter os melhores softwares e aplicativos à disposição da sua empresa, se ela não faz um bom planejamento estratégico em logística, conforme vamos explicar a seguir.

2. Planejamento estratégico em logística

O planejamento estratégico em logística é uma exigência do mercado atual. Somente com a antecipação das demandas e a análise concreta de todas as variáveis, é possível aumentar a produtividade e reduzir os custos.

Trata-se de uma prática que precisa ser cultivada em todos os setores da empresa e não apenas na logística. Dessa maneira, os gestores conseguem determinar as melhores estratégias e ações a serem adotadas na rotina organizacional.

Entre outras vantagens, o planejamento estratégico possibilita às empresas executar boas práticas em gerenciamento de riscos.

Isso é essencial para driblar os desafios dos processos logísticos e garantir o melhor desempenho junto a todos os públicos estratégicos, como fornecedores, clientes e colaboradores.

Dessa forma, o rastreamento de cargas e os demais processos gerenciais e operacionais ocorrem de maneira alinhada aos objetivos do negócio no mercado, permitindo o crescimento da empresa em curto, médio e longo prazos.

3. Avaliação de desempenho em logística

Todo planejamento estratégico deve culminar na avaliação das ações implementadas pela empresa.

Tal processo contínuo de análise de desempenho cria um ciclo positivo de adequação das práticas rumo ao sucesso dos negócios.

Graças às contribuições do rastreamento de cargas, os gestores encontram meios de acompanhar o desempenho tanto da equipe de colaboradores quanto dos fornecedores e, ainda, das ferramentas tecnológicas utilizadas.

Ele permite, por exemplo:

  • identificar e corrigir as lacunas nos processos gerenciais e operacionais no nível coletivo e individual;
  • ter o mapeamento sobre o uso de equipamentos, facilitando a manutenção de todos os aparelhos e softwares.

Dessa forma, a empresa consegue eliminar as ações prejudiciais e potencializar aquelas que, por outro lado, oferecem os melhores resultados.

A partir de então, até mesmo a capacitação dos colaboradores para o uso adequado da tecnologia é favorecida, agregando valor ao capital humano da sua empresa.

4. Uso adequado da tecnologia visando à gestão integrada

Estamos inseridos em uma realidade na qual a automação dos processos gerenciais é uma tendência definitiva. Por isso, as empresas precisam investir pesado no aproveitamento dos recursos tecnológicos, para alcançar a gestão integrada.

O uso de softwares e aplicativos que conectam as diversas áreas da empresa facilita a resolução de problemas e cria um campo ideal para o aprimoramento do trabalho executado, tanto individual quanto coletivamente.

De fato, quando o bom uso dos equipamentos digitais aproxima e dá sinergia a todos os setores de uma empresa, a empresa obtém benefícios em vários âmbitos, como:

  • nos resultados alcançados pela empresa junto a seus clientes;
  • na redução de seus custos.
  • no aumento da sua produtividade;
  • na economia de seus recursos.

Sendo assim, os fornecedores contratados pela sua empresa devem compartilhar dessa visão estratégica, oferecendo os melhores serviços em rastreamento de cargas e em todas as outras áreas essenciais da logística e do transporte.

5. Bom relacionamento com fornecedores

No cenário atual da logística e transporte, o rastreamento de cargas é uma exigência fundamental para as empresas que querem conquistar um lugar de destaque perante a concorrência.

Graças ao investimento em tecnologia de ponta, as empresas conseguem otimizar os processos logísticos e oferecer melhores serviços. Consequentemente, elas promovem a fidelização dos clientes e a construção de uma imagem positiva no mercado.

O rastreio de carga facilita o combate às ocorrências de furto e possibilita a adequação mais rápida do planejamento de rotas em casos de acidentes ou desvios na estrada.

Tudo isso, graças ao acompanhamento em tempo real da movimentação das mercadorias durante o seu transporte.

Além disso, ele aproxima as empresas de seus clientes, ao oferecer informações constantes sobre a situação da encomenda despachada e sobre a opinião dos consumidores a respeito dos produtos e serviços adquiridos.

A parceria com fornecedores que fazem bom uso da tecnologia aumenta o diferencial competitivo da sua empresa, o que agrega valor ao negócio e favorece o alcance dos objetivos organizacionais.

Para isso, é importante procurar parceiros com boa reputação no mercado, amparados pela regularidade fiscal e interessados em oferecer as melhores soluções para facilitar a rotina em logística, transporte e distribuição.

Quer saber mais sobre rastreamento de cargas e sobre como melhorar as práticas da sua empresa em logística e gestão empresarial? Siga a CargoX nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Twitter!

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

Tags: , ,
Redação Cargo X
18/08/2017 - 05:08

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...