CargoX
Imprensa Blog Fale Conosco
Login
Cotação
ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte
Home/Blog/15 habilidades que todo profissional de logística deve desenvolver na carreira

15 habilidades que todo profissional de logística deve desenvolver na carreira

Artigos

habilidades do profissional de logística

Escrito por Ana Beatriz

Data: 27/11/2017

Antes considerada uma área apenas operacional, responsável por muitos custos na empresa, a logística passou por transformações e, hoje, é parte fundamental do planejamento da empresa. O profissional da área também passou a ter um novo perfil, com características e habilidades que vão além do conhecimento técnico.

Encontrar um bom profissional — nos mais diferentes segmentos — tem sido um desafio cada vez maior. No segmento de logística, há um agravante: a escassez de mão de obra qualificada. Isso porque a velocidade em que novos desafios surgem no mercado traz novas exigências a esse profissional constantemente.

É essencial, portanto, que o profissional busque a atualização em logística. Essa tendência contínua de evolução, e principalmente de horizontalização da forma de trabalho, requer que o profissional seja cada vez mais dinâmico e orientado ao desenvolvimento nas diferentes áreas do segmento.

Ele deve entender as técnicas de armazenamento, distribuição e transporte, bem como ter uma visão integrada e colaborativa de todo o processo. Existem algumas habilidades essenciais que podem tornar esse profissional mais eficiente e capaz de se desenvolver continuamente. Confira, a seguir, quais são elas!

1. Conhecimento teórico e prático

O conhecimento prático para o profissional de logística é importante, mas a capacitação e o embasamento teórico — conseguido nos bancos escolares — ajudam o profissional a executar melhor as suas atividades. Afinal, isso dá a ele mais condições de solucionar problemas e ajudar na melhoria constante dos processos.

2. Liderança

O líder é indispensável: é ele que consegue extrair o melhor da equipe e que está sempre pronto para resolver o inesperado de forma eficaz. Trata-se de uma capacidade inata, mas que pode ser desenvolvida: e desenvolvê-la ou aprimorá-la é um fator decisivo para a progressão vertical de uma carreira em logística.

3. Raciocínio lógico

Ter familiaridade com números, planilhas, pesquisas e dados estatísticos é bastante útil em logística. Essas habilidades, que constituem o raciocínio lógico, são um grande auxílio nas tomadas de decisões estratégicas mais precisas e qualificadas sob pressão.

4. Flexibilidade

Há uma década, o profissional de logística desempenhava suas funções em áreas específicas, como armazenamento, distribuição ou transporte. Atualmente, porém, é importante que ele busque capacitação em novas competências e aprofunde seus conhecimentos.

5. Tecnologia

Conhecer ferramentas como Enterprise Resource Planning (ERP), Warehouse Management System (WMS) e Transport Management System (TMS) é essencial para esse profissional. Afinal, essas soluções tecnológicas o ajudam a fazer um bom trabalho.

6. Relacionamento

O profissional de logística interage com colaboradores de diferentes setores da organização. Por esse motivo, é essencial que ele esteja apto para o trabalho em equipe e que tenha habilidade nas relações interpessoais. Assim, ficará mais fácil lidar com necessidades, deveres e solução de conflitos.

7. Capacidade de adaptação

O ambiente da logística é bastante dinâmico: o serviço deve ser entregue no prazo determinado e com resultados que tragam lucro para a organização. Isso deve ser sempre o foco, independentemente das dificuldades envolvidas, e é fundamental que o profissional se adapte rapidamente a essas condições.

8. Planejamento

O profissional de logística deve ser capaz de planejar seu trabalho usando como base os processos de cada setor envolvido na cadeia cliente-fornecedor. Assim, ele será capaz de lidar com os desafios e, por meio de suas habilidades, resolvê-los com precisão.

9. Capacidade de trabalhar sob pressão

A logística é muito dinâmica e, em geral, requer respostas rápidas para as questões cotidianas da companhia. Por esse motivo, muitas vezes, a pressão por resultados e pela urgência de determinadas situações é grande — e o profissional deve ser capaz de manter a produtividade mesmo nesse cenário.

10. Visão estratégica

Um bom estrategista sabe avaliar os pontos positivos e negativos tanto do seu próprio negócio quanto do dos concorrentes. Isso é essencial para ele seja capaz de elaborar estratégias que olhem além dos problemas atuais e que criem e harmonizem soluções para o trabalho em equipe.

11. Fluência em inglês

A fluência em inglês — pelo menos em nível instrumental, para conseguir ler material impresso relacionado à área — é cada vez mais importante para o profissional de logística. Além disso, em muitos casos, a comunicação entre clientes e fornecedores pode ocorrer nesse idioma.

12. Visão global

O profissional de logística deve ser capaz de operar no mercado internacional: ou seja, precisa adaptar-se a diferentes culturas para compreender os riscos envolvidos e o impacto nos negócios. Isso porque, se a cadeia de suprimentos em que ele atua ainda não é global, existe chance de que se torne em breve.

É essencial, portanto, que ele tenha pelo menos conhecimento básico da cadeia de suprimentos da logística global. Assim, será capaz de contribuir para otimizar os fluxos de importação e exportação, bem como lidar com diferentes aspectos legais.

13. Dinamismo

No setor de logística, os dias nunca são iguais. Em geral, não se limitam a rotinas com listas fixas de afazeres. Diariamente, é preciso enfrentar situações inesperadas e imprevistos. O dinamismo é, então, uma característica importante para o profissional da área.

Esse dinamismo permite que ele consiga iniciar outras tarefas antes mesmo de finalizar as que estão em andamento — bem como que possa, ao mesmo tempo, fazer a gestão e o acompanhamento de cada uma delas.

14. Habilidade de comunicação

Comunicação é a chave na área de logística: é essencial que ela flua constantemente. Para isso, o contato com outras áreas, fornecedores e parceiros deve ser contínuo. O profissional deve, então, ser capaz de transmitir ideias de forma clara, objetiva e facilmente compreensível.

15. Proatividade

O desenvolvimento da logística e o aumento de sua importância na participação nos resultados da empresa é cada vez maior. Por esse motivo, a proatividade é uma característica muito relevante para o profissional da área: ele precisa ser capaz de se antecipar a problemas e desenvolver suas atividades sem supervisão.

Além disso, é importante que ele compreenda a rotina de outras áreas e como elas interferem em suas atividades. Assim, não precisa esperar que as demandas surjam e pode se antecipar a elas com soluções, sugestões e inovações.

Em resumo, o profissional de logística precisa ter capacidades de organização, negociação e comunicação. E mais: é crucial que ele tenha ampla visão dos processos para que seja capaz de buscar a redução de custos e a otimização de processos enquanto mantém a atenção a metas e prazos estipulados.

Quanto mais dessas habilidades e conhecimentos o profissional tiver, mais valorizado e disputado ele será pelo mercado. Por isso, é importante que o profissional busque a atualização em logística: isso pode se traduzir em ganhos financeiros bastante elevados.

Você se sente preparado para enfrentar o mercado como profissional da área? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a ele.

FAÇA UMA COTAÇÃO COM A CARGOX

POST ANTERIOR POST ANTERIOR

Compartilhe:

POSTS RELACIONADOS

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

Empregada da área de cadeia de suprimentos olhando para as tecnologias que modificarão o setor. + Mais detalhes

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, constitui o sistema que controla toda a atividade de transporte de serviços e produtos. O processo envolve tudo que passa pelo meio do caminho entre essas duas pontas: organizações, pessoas, atividades, informações e recursos. Nem é preciso falar que a área é fundamental para o bom desempenho dos […]

ArtigosCapital de GiroCarreira e formaçãoCuriosidadesCustos e processos logísticosEventosFerramentas e tecnologiaGestãoInteligência logística e estratégiaLogísticaNotíciasQualidade e boas práticasRegulamentação e legislaçãoSegurança e gerenciamento de riscosSem categoriaTendênciasTerceirização do TransporteTransporte

Posts recentes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

12/04/2021 - 05:14 am

Antes considerada uma área apenas operacional, ...

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

12/04/2021 - 05:14 am

Antes considerada uma área apenas operacional, ...

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

12/04/2021 - 05:14 am

Antes considerada uma área apenas operacional, ...

Cross docking e dropshipping: qual é a diferença afinal?

Cross docking e dropshipping: qual é a diferença afinal?

12/04/2021 - 04:14 am

Antes considerada uma área apenas operacional, ...

3 cursos on-line de logística para fazer agora mesmo

3 cursos on-line de logística para fazer agora mesmo

12/04/2021 - 04:14 am

Antes considerada uma área apenas operacional, ...

POSTS RELACIONADOS

Mulher devolve produto ao funcionário da transportadora encarregado de fazer a logística reversa. + Mais detalhes

Como aplicar a logística reversa na sua empresa

Nem sempre o processo logístico termina quando o cliente recebe os itens que pediu. As devoluções e o descarte de embalagens e dos produtos após o ciclo de vida útil também são de responsabilidade das empresas. Para esses casos, é necessário estabelecer a logística reversa, ou seja, o retorno dos materiais das mãos do consumidor […]

Homem fazendo o carregamento do caminhão para o transporte nas modalidades LTL e FTL. + Mais detalhes

LTL e FTL: o que ninguém nunca te contou

LTL e FTL são duas possibilidades de transporte de carga muito utilizadas pelas transportadoras. Mesmo sem saber o nome correto, provavelmente você já se deparou com elas ao ler sobre logística. Hoje, vamos conceituar os dois termos e diferenciá-los. Para isso, falaremos das vantagens e desvantagens de cada um. Fique com a gente e descubra […]

Empregada da área de cadeia de suprimentos olhando para as tecnologias que modificarão o setor. + Mais detalhes

3 tendências para cadeia de suprimentos nos próximos anos

A cadeia de suprimentos, ou supply chain, constitui o sistema que controla toda a atividade de transporte de serviços e produtos. O processo envolve tudo que passa pelo meio do caminho entre essas duas pontas: organizações, pessoas, atividades, informações e recursos. Nem é preciso falar que a área é fundamental para o bom desempenho dos […]

CargoX
Icone R. Gomes de Carvalho, 1195, Vila Olímpia, São Paulo - 04547-004 Icone Atendimento de seg a sex das 9h ás 18h
Telefone 0800-025-8851* *Não fazemos mudanças.
Redes sociais
Para embarcadores Para ETC Para caminhoneiros
Equipe Vagas Imprensa Fale Conosco Login Política de Privacidades Termos de uso clientes Termos de uso motoristas
Blog Canal do Youtube
Newsletter Não perca nenhuma novidade. Cadastre-se.
Email
© 2021 Cargo X. Todos os direitos reservados.