15 dicas incríveis para fechar parcerias empresariais em logística

Compartilhe:

Ter bons parceiros é cada vez mais essencial no mundo corporativo. Afinal, isso afeta diretamente a produção, a competitividade e o sucesso do empreendimento. Além de ser um pressuposto de sobrevivência e ampliação de mercados, fechar parcerias empresariais pode representar um aumento do desenvolvimento tecnológico.

No segmento de logística, as parcerias são relações comerciais caras, já que sua operacionalização demanda um grande esforço. Por isso, é arriscado formá-las sem uma avaliação prévia das características do potencial parceiro para determinar se a relação custo-benefício é vantajosa.

Isso é essencial porque as características dos fornecedores e suas motivações em relação à parceria, bem como sua cultura organizacional, podem influenciar os processos operacionais e gerenciais da companhia. Quer saber como formar boas parcerias? Continue conosco e confira nossas 15 dicas!

15 maneiras de fechar parcerias empresariais certeiras

1. Determine o objetivo da parceria

Quando pensar em fechar parcerias empresariais, é importante definir os principais propósitos dessa estratégia. A ideia é melhorar a logística da empresa, mas isso pode ser feito para reduzir custos ou aumentar as vendas, por exemplo. Vale, então, observar o mercado e analisar o que seria mais vantajoso ou qual seria a prioridade para sua empresa naquele momento.

2. Saiba quais produtos o seu cliente busca

Os interesses do consumidor devem ser uma das prioridades da empresa. Afinal, quanto mais próximos das necessidades dele seus produtos estiverem, maiores as chances de o cliente se tornar fiel à marca. Então, reconhecer os interesses mais importantes é o primeiro passo para fechar parcerias estratégicas.

3. Identifique possíveis parceiros

Com base no portfólio de produtos, é mais fácil escolher os parceiros mais promissores. Afinal, eles devem ser um complemento estratégico da sua atividade. É importante avaliar quais valores essa possível parceria pode agregar a cada elo da cadeia — que inclui distribuidores, atacadistas, varejistas, consumidores finais, entre outros stakeholders.

Além disso, leve em conta seus valores e seus princípios éticos para estabelecer alianças fortes e duradouras. Líderes e empreendedores alinhados com valores e crenças semelhantes têm uma adaptação mais orgânica e com mais chances de suprir as necessidades de todos os envolvidos.

4. Defina o que pode oferecer aos parceiros

É fundamental saber o que você está disposto a ofertar. Fechar parcerias empresariais deve envolver vantagens mútuas: exclusividade, condições especiais aos clientes dos parceiros, entre outras. É importante apresentar um diferencial, já que essas condições devem ser vantajosas para ambos os envolvidos.

Além disso, é importante não fazer diferenciação entre os clientes vindos dos parceiros e os demais. Isso pode comprometer todo o trabalho da sua empresa e ainda prejudicar o do parceiro.

5. Avalie os prós e contras

Pesquisar as empresas antes de propor uma parceria é a melhor forma de conhecer suas visões de futuro, seus anseios de crescimento, suas formas de gestão e suas filosofias. Com base nos critérios definidos previamente, pode-se constatar se vale a pena fazer uma aliança com a organização.

6. Estabeleça regras claras

Todas as regras e os benefícios acordados entre os envolvidos devem ficar claros desde o princípio. Isso evita que haja questionamentos futuros decorrentes de falhas de comunicação. É essencial que a empresa cumpra o que promete para evitar desgastes à sua reputação.

Em parcerias, as principais decisões são tomadas em conjunto. É importante, então, que as metas de ambas as empresas coincidam, especialmente em relação aos resultados que cada uma busca com a parceria. Portanto, é sempre válido redigir os termos em um contrato. Isso evita mal-entendidos.

7. Procure empresas de sucesso para fechar parcerias empresariais

Quanto melhor for a referência dos potenciais parceiros, mais isso se projeta na sua própria marca. Para identificá-las, pode-se avaliar:

  • experiências próprias anteriores com cada uma;
  • recomendações da carteira de clientes atual;
  • avaliação dos fornecedores em sites de reclamação e nas mídias sociais;
  • organização, tecnologias e inovações adotadas.

Além desses, podem ser estabelecidos outros critérios de avaliação relevantes para a companhia. O importante é que eles ajudem a definir quais são as empresas mais interessantes para serem suas parceiras.

8. Levante custos

Uma aliança pode proporcionar ganhos importantes, mas é fundamental avaliar as despesas que podem ocorrer. Por isso, vale a pena contratar especialistas para analisar os riscos e verificar a viabilidade da parceria.

9. Faça a proposta

Uma vez escolhido o parceiro ideal, é preciso fazer uma proposta a ele. Isso deve prever a negociação das condições para que haja equivalência de ganhos entre os envolvidos. Por isso, é muito importante que as partes tenham objetivos comuns.

10. Elabore o contrato

As regras da parceria devem ser definidas em um contrato. Independentemente da abrangência da ação, é esse documento que vai determinar as responsabilidades das empresas envolvidas e, em última instância, ajudar a companhia a se proteger de eventuais problemas futuros.

11. Determine um cronograma

Ter início, meio e fim é essencial para que o projeto de fechar parcerias empresariais realmente possa ser bem-sucedido. Ter um prazo determinado ajuda a planejar todos os aspectos de forma mais realista. É importante definir esse cronograma com a empresa parceira.

12. Escolha a equipe responsável

Deve haver uma equipe responsável pelo projeto, e cada integrante precisa saber quais são suas funções. Isso é importante para que a parceria seja bem-sucedida. Com profissionais cientes de suas responsabilidades, é mais fácil ter seu comprometimento dedicado ao projeto.

13. Monitore os resultados

Após fechar parcerias empresariais, você deve fazer o monitoramento periódico para conferir quais são os resultados reais da escolha. Com base neles, fica mais fácil melhorar o que for necessário e reforçar o que deu certo. Vale examinar os custos, o retorno, a qualidade dos processos e o índice de satisfação dos clientes.

14. Aposte em uma comunicação eficiente

Comunicação eficiente é a base de qualquer projeto de sucesso. Afinal, isso ajuda a manter todos alinhados em torno dos mesmos objetivos para que o trabalho tenha êxito e, assim, melhore a taxa de conversão da organização.

15. Avalie os benefícios da parceria

A partir do monitoramento dos resultados, avalie os ganhos e benefícios obtidos com a formação da parceria. Se os resultados tiverem sido positivos e benéficos, pode-se pensar em uma renovação do contrato. Caso contrário, é o momento de partir para novas parcerias.

Qual é a importância de fechar parcerias empresariais?

São raros os casos de empresas que dominam todas as etapas de produção. Afinal, são diversos processos e agentes envolvidos desde a entrega dos insumos nas fábricas até sua chegada aos distribuidores, lojistas e consumidores.

Por isso, apostar em parcerias é uma boa maneira de reduzir os custos e a burocracia nos processos. Existem muitos pontos positivos de fechar parcerias empresariais. Neste post, trouxemos alguns dos principais benefícios da cooperação entre organizações.

Aumenta sua produtividade

Ao fechar parcerias empresariais, você será capaz de compartilhar muitas das tarefas de produção e gerenciamento de serviços e produtos. Isso significa mais gente especializada e menos burocracia.

Dessa maneira, a integração entre os parceiros costuma resultar em uma redução bem interessante no tempo que uma das empresas sozinha levaria para realizar a mesma tarefa. Com isso, você consegue apresentar um serviço muito mais completo em bem menos tempo.

Soma suas forças

O principal objetivo de uma parceria é o auxílio recíproco, ou seja, duas ou mais empresas unindo forças para buscar um objetivo em comum. Dessa forma, após essa união bem-sucedida, é possível compartilhar clientes, reduzir a concorrência e aumentar a visibilidade das empresas.

Além disso, dependendo dos termos da parceria, você também pode aproveitar a equipe e os equipamentos que antes não estariam disponíveis ou exigiam altos valores de contratação. A proposta é unir as maiores qualidades dos parceiros, a fim de alcançar um alvo que nenhum deles conseguiria sozinho.

Garante maior alcance

Quando você une suas forças com outras empresas significativas, automaticamente consegue alcançar um número muito maior de pessoas. Além de aproveitar clientes dos seus parceiros, todas as estratégias de marketing que antes eram trabalhadas individualmente também vão beneficiar os demais. Essas ações, em conjunto, vão aumentar muito seu alcance.

Melhora sua capacidade de negociação

Ao aumentar a quantidade de clientes e seu alcance, a empresa automaticamente vende mais produtos e por um preço menor que a concorrência. Afinal, com maior demanda, você melhora suas possibilidades de negociação junto aos fornecedores, ao mesmo tempo em que mantém fortalecida essa parceria.

Somando-se a isso, quando você se une a outras empresas também influentes, amplia sua rede de contatos e melhora sua influência para negociar preços e chegar a valores que sejam bons para todos os envolvidos.

Acelera o crescimento

Com processos mais céleres, maior alcance e custos de produção mais baixos, você se torna mais capaz de expandir seu empreendimento — e com muito mais velocidade. Afinal, você não vai perder tempo com burocracia, vai gastar menos para alcançar sua clientela e ainda poderá ofertar produtos e serviços que não produz diretamente. Dessa forma, dominar o mercado e vencer a concorrência vai ser uma consequência natural de um trabalho bem-feito.

Em resumo, existem muitas vantagens em fechar parcerias empresariais. Você aumenta seu alcance, ganha força e expande os negócios com mais rapidez. No entanto, é essencial que todos os parceiros estejam alinhados com a cultura e os processos da empresa. Dessa forma, é mais natural que os outros aspectos do projeto sejam bem-sucedidos.

E você, concorda com o que está sendo dito sobre as vantagens em fechar parcerias empresariais? Conte para a gente, nos comentários, sua vivência e as opiniões sobre esse assunto!

Tags: , ,
Redação Cargo X
31/03/2020 - 11:03

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...