Por que as empresas estão buscando softwares de otimização da logística?

| 07/04/2020 - 09:04
Compartilhe:

A tecnologia pode ser uma das maiores aliadas de um gestor empresarial. Uma empresa que goza de pouca tecnologia ou de tecnologia ultrapassada pode perder potencial competitivo e, não raro, ter prejuízos.

No campo da logística, a falta de administração eficiente resulta em graves perdas para a empresa, na forma de desperdícios, compras mal feitas, entregas atrasadas, danos aos produtos estocados e dezenas de outros problemas.

Leia o post e veja os motivos que estão levando as empresas a buscar um software de otimização da logística!

As etapas da logística

Conforme a Associação Brasileira de Logística (ASLOG), existem diferentes níveis de conceituação logística, acompanhando a atualização tecnológica e as necessidades de aplicação. De acordo com a associação, existem 5 etapas na logística:

  • movimentação, armazenamento e transporte;
  • distribuição física (estoques, depósitos, filiais);
  • integração entre os diferentes departamentos (setor de produção, vendas, marketing, setor que controla as finanças, fornecedores, clientes);
  • administração da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management);
  • etapa avançada da logística para o mercado (a cadeia atua em conjunto a fim de proporcionar benefícios ao cliente, com custos mais baixos e serviços menores, pois as empresas trabalham integradas).

Existe uma relação entre produção e preço final. Quanto menos uma empresa gastar no ciclo de produção, ela poderá oferecer mercadorias a preços mais acessíveis para o consumidor final. Por esse motivo, o gestor precisa investir em processos logísticos mais eficientes que assegurem custos mais baixos, mais produtividade e melhor qualidade final.

A importância da automação dos processos

Automatizar os processos é uma forma de obter os melhores resultados em logística. A automação ajuda a conquistar processos mais bem organizados, melhor monitoramento das operações (especialmente de armazenagem e entrega), melhor controle de custos e melhor planejamento.

O software de otimização da logística oferece funcionalidades que otimizarão as atividades operacionais da empresa. Dessa forma, será possível melhorar as compras, as vendas, a estocagem, a expedição de mercadorias, as comissões, o faturamento e assim por diante.

Veja a seguir os principais benefícios que o software de otimização da logística oferece às empresas.

A redução das falhas operacionais

Muitas operações que, anteriormente, eram efetuadas manualmente poderão ser processadas de forma automática — fato que contribui para diminuir os erros.

Os tributos, por exemplo, serão apurados conforme informações padronizadas, que seguem um parâmetro para servir à legislação. Devido ao cadastro prévio dos tributos no sistema automatizado, eles serão apurados sem erros.

O apoio adequado para a tomada de decisões

O software de otimização da logística tem potencial para integração de dados e geração rápida de relatórios detalhados. Dessa maneira, o sistema age como um banco de dados seguro para que o gestor adote as melhores soluções, só tome decisões ponderadas, baseada em dados confiáveis.

Uma boa dica é conferir diariamente o fluxo de caixa associado à etapa de transporte, pois essa ação ajuda a tomar decisões melhores sobre investimentos e outras coisas.

O aumento da produtividade

Visto que as operações são realizadas de forma automática, os profissionais que são responsáveis por executá-las podem acumular mais atividades sem ficar com sobrecarga de trabalho.

Com a automação das operações mais repetitivas e prolongadas, os profissionais gozam de mais tempo para destinar à atividade principal da empresa, ao planejamento estratégico.

Dessa forma, são propostos aprimoramentos de processos e novos indicadores de produtividade e de logística.

A adequação à legislação

O software de otimização da logística, por ser um sistema informatizado, é parametrizado para atender às peculiaridades de cada negócio.

Por exemplo, cada estado apresenta sua própria alíquota de ICMS, e é preciso que o sistema automatizado esteja adequado à forma como esse tributo é cobrado.

No Brasil, a legislação tributária muda constantemente, e o software precisa se atualizar nesse sentido para manter a empresa sempre dentro da lei.

A otimização no fluxo de informações

O software ajuda a padronizar as informações de logística e de transporte. Isso permite que os diferentes setores e filiais da empresa tenham os mesmos dados ao mesmo tempo e em tempo real.

Esse fator contribui para reduzir custos com telefonemas para passar informações de um a outro ponto ou de um a outro profissional. As informações transitam com segurança por meio do sistema, sem o perigo de serem perdidas ou distorcidas.

A administração mais eficiente nos custos de transporte

As informações mais bem estruturadas permitem a gestão de custos em geral, principalmente aqueles relacionados ao frete, já que as cotações são realizadas com mais precisão.

Para o gestor de frotas, o software ajuda a manter controle sobre os gastos com combustível, a depreciação do veículo, os custos com manutenção e pneus e outras coisas.

A gestão minuciosa das despesas com transporte possibilita uma visão sistêmica e em tempo real. O controle de gastos ajuda a manter uma margem de contribuição satisfatória.

O rastreamento, a roteirização, o monitoramento

Um sistema automatizado permite ainda monitorar todo o processo de entrega, acompanhando o trajeto da carga em sua rota em tempo real. O rastreamento e o monitoramento reduzem as probabilidades de assaltos e atrasos, já que é possível manter a comunicação com o motorista e coibir a ação de quadrilhas que atacam nas rodovias.

Um sistema automatizado também permite traçar rotas inteligentes, considerando a menor distância, os pontos de abastecimento, a presença de hospedagens, a segurança e outros fatores relevantes.

Com um bom software de otimização da logística, é possível até escolher a melhor transportadora ou transportador autônomo, aquele que atende de forma efetiva às suas necessidades, o que resulta em custos menores de frete. Para o caminhoneiro, por exemplo, pode ser vantajoso porque ele evita um retorno sem carga, fato que envolve prejuízos.

A vantagem competitiva

Certamente, o uso de um software de otimização da logística ajudará a empresa a desenvolver maior potencial competitivo. E sabe-se o quanto é importante para a empresa da atualidade manter bons diferenciais competitivos.

Essa vantagem vem em função da melhor tomada de decisões, da redução de erros, da otimização dos processos, do respeito à legislação, da gestão de custos, do fornecimento em tempo real de informações estratégicas, da integração entre diferentes setores e filiais, do atendimento de boa qualidade ao cliente e outros pontos relevantes.

4 softwares de otimização da logística para você utilizar

Agora, vamos conhecer melhor alguns softwares de otimização da logística ideais para você usar em sua empresa. São soluções mito conhecidas e que podem realmente fazer a diferença em seu negócio.

1. TMS (Transportation Management System)

O TMS, ou Sistema de Gerenciamento de Transporte em português, tem funções valiosas para o transportador, como o controle de informações sobre os fretes, o rastreamento dos produtos, a performance dos motoristas.

Trata-se de um software que integra todos os processos operacionais e costuma ser segmentado por determinados módulos, como:

  • Emissão de notas fiscais eletrônicas (NFes);
  • Emissão de manifestos eletrônicos de carga (MDFes);
  • Emissão de recibos de pagamentos autônomos (RPAs);
  • Controle de frete, seja de frota particular ou de terceiros.

Entre as vantagens proporcionadas por essa tecnologia, podemos citar: a gestão eficaz dos documentos, o controle dos estoques e dos gastos, o planejamento das rotas e outros benefícios.

2. WMS (Warehouse Management System)

O WMS, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém em português, também se destaca entre os softwares de otimização da logística. Ele efetua uma administração baseando-se no banco de dados da própria empresa.

É uma ferramenta que trabalha em conjunto com todas as atividades realizadas no armazém, registrando em tempo real as ações que se desenvolvem nas dependências. Para o funcionamento adequado desse software, é preciso contar com dispositivos como sensores, códigos de barras e outros.

Podemos resumir as funcionalidades desse software em:

  • controle e atualização do armazém;
  • gestão do inventário;
  • análise dos pedidos recebidos;
  • avaliação das necessidades de compras para suprir os estoques;
  • precisão nas informações sobre os materiais, produtos e demais insumos alocados no armazém;
  • giro de estoques.

3. Software de gestão de estoque

Os softwares para gerenciamento de estoque ajudam as organizações a rastrear os ativos gerados e a distribuí-los de acordo com os pedidos.

Um software de gestão de estoque dispõe de todas as ferramentas que contribuem para reduzir as taxas de produtos obsoletos, de furtos, de avarias. São ações necessárias para que os clientes continuem satisfeitos e para melhorar a qualidade dos serviços.

Um dos benefícios mais importantes da automação de estoque é a oportunidade de planejar previamente, preparando-se para as épocas em que as vendas caem substancialmente ou alcançam picos elevados. Isso é possível porque as tendências são monitoradas e são realizadas consultas a dados históricos.

4. Marketplace de cargas (Cargo Force)

Os marketplaces de cargas também estão entre os softwares de otimização da logística mais importantes. O Cargo Force da Cargo X é um marketplace que oferece fretes às transportadoras.

É um serviço resultante do novo posicionamento da marca, que ainda contempla fundos de investimento, como capital de giro, para as transportadoras do agronegócio.

A Cargo X identificou que muitos terminais logísticos trabalham abaixo de seu potencial. Galpões que recebiam, antes, por dia, entre 50 a 100 veículos, hoje atuam com uma quantidade diária bem menor, como 10 caminhões.

A partir daí, surgiu o Cargo Force, com a finalidade de ajudar as organizações para que elas novamente trabalhem com sua capacidade total. Isso é possível com auxílio de um serviço totalmente exclusivo e inédito no mercado brasileiro.

O marketplace dispõe de tecnologia embarcada baseada em Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), que já vem sendo aplicada pela Cargo X. A intenção é aprimorar ainda mais o “relacionamento” entre os fretes e as transportadoras.

Para acessar o marketplace, a empresa de transporte submete-se a um processo de cadastro e, depois desse procedimento, já pode entrar na negociação dos fretes disponíveis.

Vimos como os softwares de otimização da logística podem ser um diferencial relevante para a empresa, oferecendo diversas vantagens. Vimos também alguns dos softwares mais eficazes, incluindo o inovador e exclusivo marketplace da Cargo X: o Cargo Force.

Já experimentou algum desses softwares? O que acha do Cargo Force? É importante continuar se informando e se atualizando sobre o assunto, pois assim poderá impulsionar cada vez mais seu negócio. Continue lendo: saiba mais sobre ferramentas e tecnologias que fazem toda a diferença no setor logístico!

Tags:
Redação Cargo X
07/04/2020 - 09:04

Assine nossa newsletter!

Não perca as últimas notícias do setor rodoviário, diretamente na sua caixa de e-mail.


    Artigos Relacionados

    Caminhão na estrada ilustra o transporte rodoviário no Brasil.
    Transporte rodoviário: por que ele movimenta o Brasil
    17/11/2021 - 08:11

    O transporte rodoviário tem grande relevância em nossa economia. Afinal, a maior parte de toda produção nacional é distribuída por ele. Nas rodovias e estradas...

    As expectativas para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil
    09/09/2020 - 08:09

    A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelou as projeções para a safra de grãos 2020/2021 no Brasil. Essa é uma referência importante para entender o reflexo da pandemia sobre o agronegóci...

    Novidade: Cargo X oferecerá capital de giro a partir de R$ 100 milhões para transportadoras do agronegócio
    01/07/2019 - 10:07

    Ainda em 2019, a Cargo X irá oferecer capital de giro de R$ 100 milhões para transportadoras e, até o final de 2020, a expecta...